QUEIMADA? JAMAIS!

“Ainda que teus passos pareçam inúteis, vai abrindo caminhos, como a água desce cantando da montanha. Outros te seguirão.".. _Saint-Exupéry.

Desde jovem na época da safra da cana, preciso consultar um pneumologista para acompanhar as minhas crises. É que elas diminuem a minha resistência durante essa época da famigerada; ” nevasca negra “. Quanta falta de ar, meu Deus! Quanta falta de ar, doutor!Quanto sufoco!

Não obstante tudo isso, o meu filho desde bebê sofre os mesmos problemas! Foram dias e noites sem dormir acompanhando as crises de bronquite alérgica. Também, houve um susto grande, nas duas vezes,as quais foi internado, com pneumonia na Santa Casa de Misericórdia da nossa Piracicaba. E ele ainda era um bebe!

Um dos médicos que nos acompanhava solicitou a retirada de tapetes, cortinas, cobertores, bichinhos de pelúcia , inclusive os de estimação, mais tantos outros objetos do quarto, para não haver nada que possibilitasse o retorno da crise, inclusive pediu para tirar a poeira, com pano úmido, e água por toda residência e cercanias. Tudo foi feito visando a nossa saúde, sem titubear, mas ainda hoje, após vinte anos, a chegada do Outono, e das queimadas, continuam sendo um pesadelo nas nossas vidas.

Lembro de um rico usineiro; audacioso, desavergonhado, e..., por escrever em um dos nossos jornais. “As donas de casa sofrem de TOC. Consultem um “psiquiatra”!

Será, que todas as mulheres e mães da cidade sofrem de “TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) por limpeza? Será, que somos nós, que precisamos de um bom tratamento psicológico? Quem será que pode nos ressarcir pelas horas de preocupações em torno dos nossos filhos, cuidando e implorando, para os médicos, os remédios; para Deus abrandar a sua falta de ar e também a nossa?

Carlos Drummond de Andrade, construiu uma frase célebre, e deixo para os leitores, filosofarem. Sim, é uma frase do passado, a qual podemos permitir vivenciar o hoje, ponderando sobre os seus ensinamentos, e termos a coragem de usar a arma da linguagem, como bandeira de luta, plagiando o poeta, incentivando a todos à continuar na sua missão:

“A liberdade é defendida com discursos e atacada com metralhadoras”.

Caros leitores: “O homem é feito para a luta, não para o repouso”.

Ralph Emerson