Amanhã é nosso dia, Professor! Vamos comemorar! Vamos festejar e brindar! Vamos festejar a nossa utopia vívida, real!
Amanhã, faremos um balanço da vida que leva um professor: falaremos dos baixos salários, dos medos que sentimos; dos alunos delinqüentes, da decepção de não ser reconhecido. Falaremos da correria de um trabalho ao outro, do desgaste físico e emocional; da falta de recursos para se atualizar de verdade... enfim ...falaremos das misérias, das tristezas de ser professor em terra de analfabetos funcionais, na terra onde até o presidente é um analfabeto funcional e, provou por a+b que escola não faz falta a ninguém... Que o estudo... É coisa de bobos... E por aí vai... iremos...
Amanhã... da do professor, com p minúsculo, estaremos em nossas cas
as, rememorando o aluno que não conseguiu atingir os objetivos mínimos, porque tem seus problemas, suas dificuldades sejam físicas, de saúde , emocionais e,nos sentiremos mos culpados e, que também nos culpam pelo seu fracasso...
Amanhã, dia quinze de outubro, ouviremos autoridades desfiar elogios, fazer um rosário de afirmações louváveis, nos parabenizando pela sublime missão de ensinar... pelo dom de ter a paciência de receber alunos indisciplinados e os colocar nos trilhos em situação de enfrentar o mundo de frente, sem medo...É amanhã, preparemos os nossos ouvidos!
Amanhã dia quinze de outubro, também passaremos despercebidos... nenhuma rosa, nenhum riso especial, nenhum abraço, ou aperto de mão...Somos os culpados do Brasil estar em tão má situação educacional no mundo...as autoridades dirão que estão fazendo o possível... Mas não o impossível, para melhorar... E não corrigir, o que está tão mal feito para os professores e para a educação brasileira...
É! Amanhã, quinze de outubro, ouviremos Kassab e Marta, em São Paulo, dizer maravilhas, prometer realizações maravilhosas nas escolas, pobre escola! Ouviremos o descompromisso político em todas as campanhas eleitoreiras, à cata dos votos, nos parabenizando pelo mistér de ser professor, do dom de ensinar... Dom, missão!...(não tem preço, por isso o pouco que recebemos já é o suficiente).
È! Dia doze de outubro, foi o dia das crianças e muitos muitos professores, não puderam comprar sequer uma lembrancinha para seus filhos sem ter que se endividar pagando em prestações. É! É o dia do professor, amanhã!
Mas fiquem vocês sabendo que não existe e nem nunca existirá, no mundo uma profissão tão gratificante quanto esta; PROFESSOR. Com todas as letras em maiúscula. E sabe de mais uma coisa! Não pagam bem ao PROFESSOR porque têm medo. Medo, sim, desse “elemento” se tornar algo mais importante do que já é!
O PROFESSOR é importante porque ensinam as letrinhas, as palavrinhas, as frases, a leitura a interpretação a que cada um tem alcance. Descortina um mundo velado até então. Ele respeita o ritmo de cada ser, respeita o seu espaço, a sua individualidade. Por isso a sociedade o discrimina, pois ele não dá o espaço para fazerem com os alunos fantoches... ele respeita as diferenças individuais, ele respeita o ser humano ignorante – que não conhece – e torna-o conhecedor, instruído e, muitos seguem os seus passos tornando-se professor.
A função da escola é dar ao aluno o conhecimento acumulado pela sociedade. Agora, o que o professor pode fazer se os alunos estão trazendo para a escola um punhado de conhecimentos equivocados, sem habilidade sequer de cumprimentar uma pessoa, de sorrir desarmado, de pedir licença, por favor, de ouvir primeiro e depois falar. Transformaram a alegria da escola em farra, em anarquia, pois ouvir primeiro e depois falar virou sinônimo de caretice, de idiotice... E se o professor exigir que ele ouça, lá vem a família- a sociedade e as autoridades, e até os colegas “alegres”, - criticá-lo, tachando-o de antidemocrático de autoritário...
É! Amanhã é dia de o PROFESSOR sentar-se sozinho na sua sala e relembrar o aluno pré-silábico que recebeu e o transformou em alfabético... aluno que lê qualquer texto, com dificuldades ainda, mas lê, que compreende o que fala, o que escreve, sim, diante de sua consciência infantil, que ainda não foi moldada pelo adulto. Lembrar o aluno que não parava para ouvir, que não deixava ninguém falar, que não se sentava para escrever, que mais parecia uma minhoca escorregando pela sala, se sujando todo, e, que agora, sentado, calmo, quer te ajudar a ajudar o coleguinha, que quer guardar seu material, que lê que já escreve sentado e feliz... Demonstra no olhar, um olhar diferente.
É, PROFESSOR! Deveria ser o dia do ORGULHO! E que ORGULHO! Meu Deus. Sinto arrepios quando me lembro da Amanda, a minha “minhoquinha” corredeira, que me tirava os nervos do lugar... do Thalles... Do Guilherme Lucas... Da Cristiane... do Torres, da Larissa!... Na segunda série não escreviam sequer o nome, nem uma letrinha reconheciam... Que ventura, meu Deus!
Esse será o nosso dia do PROFESSOR, com muito orgulho. Orgulho de pertencer a esta classe tão importante! Orgulho de saber que o professor dá o sangue pelo seu aluno, que procura de todas as formas um jeito de atingir seus objetivos que é o aprendizado do aluno... Orgulho que muito e muitos dependem só de sua mão, pois não tem apoio familiar, não tem família, é só ele e o professor a instruí-lo. Orgulho de saber que se perde o sono pensando em como fazer tal o qual aluno aprender. Que atividade desenvolver com ele, com aquele. Não sou só seu, não. Todos os professores que conheço são assim! Dedicados vinte e quatro horas por dia! E não precisam de reciclagem, pois não é lixo atirado de qualquer jeito. Eles querem se atualizar e, se atualizam, sim, mas não transformar-se em outro material, que também é descartável!
Por isso colegas PROFESSORES, PARABÉNS!
Que Deus não deixe faltar a paciência tão necessária...
Que afaste de nós o desânimo que por vezes nos atinge!
PARABÉNS, PROFESSORES!



MVA
Enviado por MVA em 14/10/2008
Código do texto: T1227887
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.