Para Rir da Crise Antes que ela Te deprima...

 

            Poderia fazer uma extensa crônica sobre a crise enumerando seus infinitos detalhes e pormenores e dando uma de Besta do Apocalipse (e que Besta!) anunciando o fim de um mundo que teima em existir.

            Prefiro o tom leve de pensamentos soltos e esparsos que podem ficar cravados em nossas mentes quanto punhaladas em bolsos de investidores imprevidentes.

            Vejo Marx revirando-se de rir em sua tumba: bem que avisei, bem que avisei... Opa, será que Marx acreditava em vida pós-morte?

 

A Crise e a Riqueza:

 

            Dizem que a crise financeira deixou os ricos 50% mais pobres e os pobres viraram o quê?

 

A Crise e o Crédito:

 

            A falta de crédito nos mercados gerou toda essa confusão. Vai ser duro tirar esse povão todo do Serasa.

 

A Crise e o Petróleo:

 

            Com a alta absurda do petróleo (que chegou a bater US$ 147) o mundo entrou em crise e com a sua queda abrupta para US$ 72, a crise se agravou (tire 2 segundos para pensar): ainda bem que não entendo nada de economia.

 

Paradoxo do Socialismo Bolivariano:

 

            Hugo Chávez torcia para que os americanos se afundassem, só não queria que o preço do petróleo fosse junto...

 

Enquanto isso, naquela famosa ilha...

 

            Fidel jurou que só morreria quando os EUA se arrebentassem de vez: agora pode pensar em partir em paz...

 

Onde está o Bin Laden?

 

            - Igual aos EUA, em um buraco sem fim...

 

O Futebol na Crise:

 

            Apostas abertas – Quem cai mais: o Vasco ou a Bolsa?

 

O Discurso do Presidente:

 

            Para convencer os parlamentares americanos a aprovar o seu pacote, Bush usou de um argumento irrefutável e lascou-lhes uma pergunta fatal: a Bolsa ou a Vida?

 

Jogo da Forca com Marx:

 

            Devo dar o braço a torcer. Aquele barbudinho sempre dizia que o capitalismo ia acabar nessa M _ _ _ _!

 

Essa é velha e requentada para os tempos de hoje:

 

            - O que é aquilo no céu?

            - É um pássaro?

            - É um avião?

            - É o Super-Homem?

            - Não, é o dólar!

 

Grau de Investimento: eu acreditei!

 

            Quando o Brasil ganhou o Grau de Investimento (Hip, hip, urra!) falei a um amigo:

            - Pega todo o teu dinheiro e enfia na bolsa que ela vai bombar!

            Ele enfiou e agora quer enfiar é a mão cheia na minha orelha...

 

Cantiga de Ninar:

 

            - Ciranda Financeira da madrugada / não deixou / papai dormir...

 

Garantia:

 

            O pessoal do Mercado Financeiro vendeu a alma ao diabo e pagou adiantado... com ações!

 

Programa Cultural para a Crise:

 

            Filmes: 1) E o Vento Levou

                                    2) A Queda

            Livros:             1) Crônica de Uma Morte Anunciada (Gabriel Garcia Márquez)

                                   2) Quem Mexeu no Meu Queijo? (Spencer Jonhson)

            Músicas:          1) Nada será como antes...

                                   2) Me dá um dinheiro aí...

 

            E agora vou sair correndo, pois tem um montão de credores atrás de mim juntamente com aquele amigo que aplicou na bolsa...

 

            Fui!