PAGADORES DE PROMESSAS

Existe em Miramar, defronte à Capela do Senhor da Pedra e junto a um belo jardim, uma pequena capela consagrada ao Senhor dos Milagres.

A capela é minúscula e lá está exposta, para veneração, a imagem do Senhor dos Milagres, além de imagens de outros Santos. A capela é em parte circulada por um espelho de água. Existe entre a capela e lago um passeio, que circunda a capela. Nesse passeio vê-se pessoas a dar voltas de joelhos. Vão rezando terços e trazem virada para o peito uma imagem de um Santo. Quando passam à porta da capela, por vezes, entoam cânticos religiosos. Levam uma acompanhante, que coloca a mão direita sobre o seu ombro. São os Pagadores de Promessas.

Voltaram, ou mesmo nunca deixaram de existir, as práticas dos Pagadores de Promessas. Talvez voltem os Ex-votos tão usados como formas pictóricas de descrever milagres de Santos. Pinturas populares, sem qualquer perspectiva, executadas em madeira e depois colocadas junto à imagem do Santo.

Uma manhã soalheira junto à Capela do Senhor dos Milagres, Praia de Miramar.

Zé Ernesto Gaia
Enviado por Zé Ernesto Gaia em 11/10/2008
Reeditado em 07/08/2010
Código do texto: T1222448
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.