O QUE VOCÊ GOSTARIA DE PRESERVAR PARA ESSE NOVO MILÊNIO?

A natureza no Fim do Mundo deixa o homem maravilhado, com os infindáveis espetáculos, especialmente montado para deixá-lo fascinado, perdido em uma louca e irresistível paixão!

Porto Varas, “A Cidade das Flores” é margeada pelo Lago Llanquihue, o qual espelha em suas águas profundas e geladas, os imponentes e majestosos vulcões: o Osorno, com o seu cone perfeito, emoldurado por uma sólida geleira, e do seu lado, o Calbuco, com o seu cone dilacerado pelas inúmeras erupções, a notória passividade que demonstram é só um aviso para os mais incautos se precaverem, pois continuam borbulhando, com intensidade a lava derretida para expulsá-la, do seu interior causticante como o brilho e o calor de mil sóis. O Lago de Todos os Santos, através das suas águas esverdeadas, parecem nos fazer navegar acima de uma grande e exuberante esmeralda. Incrustado no Parque Nacional Vicente Perez Rosales, nos derruba extasiados pela força magnânima de sua natureza.

Os pioneiros, quando por lá chegaram pelos idos de 1913, foram aos poucos cruzando em seus barcos os lagos, transpassando a fronteira andina, entre o Chile e a Argentina entrando no Parque Nacional Nahuel- Huapi, ao deslizaram por bosques junto as suas árvores imponentes, rodeadas por altas montanhas, cobertas pela brancura imaculada da neve eterna, dessa maneira foram recarregando as suas forças na energia, que flui do ventre terreno dos confins do Mundo. O terceiro lago, o Nahuel Huapi, carrega em suas águas azuis e cristalinas, o reflexo de um grande pedaço do céu, envolto em um colar de jade com pontinhos de rubis que recebem o nome de rosa mosqueta.

A natureza pródiga construiu ao longo do tempo, formosas Catedrais, elas parecem perfurar as nuvens para chegar ao infinito, para somente assim, poder derramar as suas bênçãos em formato de minúsculos e gelados flocos de neve, para vestir com amável galhardia, os Andes, na ultima fronteira do “Fim do Mundo”, na etérea e atraente América do Sul. Este, e mais outros recantos do nosso planeta envolto em beleza e mistério têm que ficar incólume nesse Milênio para poder surpreender o homem do futuro!