NEM TODOS OS HOMENS SÃO VELHACOS NEM TODOS OS CREDOS SÃO DUVIDOSOS
“E pensar que “cada vento
De oratória agita as águas e
Desvia o curso...” (Platão)
Não é fácil entender o humor de Millor Fernandes, o que não o torna menos interessante. Vejamos uma das suas tiradas: “ O intelectual brasileiro é um pensador especializado em só pensar o que já foi pensado”.
Se eu fosse uma intelectual, de tanto usar e abusar das citações por certo estaria enquadrada dentro desse conceito.
Não é pra contrariar não, mas vamos a citação do dia : “ Palavras são palavras, nada mais do que palavras”. Discordo. Acho que a coisa não é bem assim... Quando ditas, principalmente, por quem tem responsabilidade perante a Nação e perante a opinião pública, para resguardo da credibilidade, elas têm que ser medidas e pesadas..
Certa feita o hoje deputado federal pelo estado do Ceará, Ciro Gomes, disso alto e bom som, que sentia nojo dos políticos, que não acreditava neles. Na época, sendo Ciro também um político, fiquei imaginando o que ele tinha andado fazendo de tão censurável a ponto de se auto-proclamar um nojento, um desacreditado?
Houve um tempo também, na cidade de Atenas, 490-470 a.C., que os comerciantes considerados, provavelmente os primeiros céticos foram levados a classificar todos os homens como velhacos e a duvidar de todos os credos.
Nem por isso todos os homens são velhacos nem todos os credos são duvidosos.
Por falar em Atenas, me lembrei de Platão, que lá nasceu. Queixava-se ele de que enquanto nas coisas simples – tais como fazer sapatos – achamos que só uma pessoa especialmente treinada poderá atender às nossas necessidades, na política presumimos que qualquer um que saiba como obter votos saberá como administrar uma cidade ou Estado ( ou Nação).
E prossegue Platão: Quando estamos doentes chamamos um médico formado, cujo diploma é uma garantia de educação especifica e competência técnica – não pedimos que venha o médico mais bonito ou o mais eloqüente. Então, quando um Estado está doente não deveríamos procurar os serviços e a orientação dos mais sábios e dos melhores?
Não esquecendo, todavia, como bem disse Will Durant , em a “Filosofia de Platão”, que a “ importância do homem está em que ele pode imaginar um mundo melhor e com vontade transformá-lo pelo menos parcialmente em realidade. O homem bom aplicará mesmo no Estado imperfeito, a lei perfeita”.