CIDADANIA OU PORCARIA!

As ruas, praças, avenidas e qualquer logradouro público pertencem a toda população. É muito triste, quando deparamos com alguém jogando lixo no chão. Você jogaria lixo na casa de alguém, ou na sua própria casa?

Pois é, a rua pertence a todos, tem muitos donos. O lixo espalhado, nos logradouros públicos, além de atrair ratos, moscas, mosquitos, baratas cria um aspecto horrível de poluição em nossa cidade. E, além disso, custa muito dinheiro de impostos para limpar, dinheiro que podia estar sendo usado para outras obras. Um cidadão consciente a respeito dos direitos, deveres e responsabilidades para com o meio ambiente, procura jogar seu lixo nos locais apropriados, ou guardar no bolso, ou na bolsa para colocar na lixeira da própria casa.

Caro cidadão, não adianta você ler tudo sobre o meio ambiente, se você não puser em pratica. Comece deixando a sua calçada limpa. Se possível plante uma árvore em sua calçada, priorize o uso de espécies de pequeno porte (que atingem entre 4 e 5 metros de altura e raio da copa entre 2 e 3 metros). Se cada cidadão fizer a sua parte, a sujeira das ruas diminuirá e com isso os problemas advindos a essa falta de educação, tais como: bueiros entupidos que causam enchentes; e com isso trazem os ratos e insetos, com suas doenças peculiares.

Está na hora da população aprender que 30% do lixo brasileiro se encontram espalhado pelas ruas das grandes cidades. Na cidade de Nova York, são aplicadas multas de até 300 dólares para o cidadão que não faz a triagem em casa separando papéis, latas, plásticos e vidros.

È necessário para a fabricação de uma tonelada de papel, o consumo de17 árvores. Com 40 kg de papel velho se evita o corte de uma árvore. Vamos conhecer o “tempo de decomposição” de alguns itens do lixo urbano: embalagens plásticas: mais de 100 anos, papéis: de 3 a 6 meses; latas de alumínio: 100 anos; tampa de garrafa: 150 anos; vidro: mais de 10.000 anos.

Tem que haver um comprometimento dos cidadãos para manter a sua cidade sempre limpa, mas, também precisa haver campanhas de conscientização, provocando em cada cidadão uma responsabilidade social com o seu município. A reciclagem é uma saída para amenizar a quantidade de lixo produzida por cada pessoa. Ela já é empregada em muitas cidades. Consiste na separação (seleção) e recuperação dos diferentes tipos de materiais orgânicos e inorgânicos (vidros, papel, plástico, metal, etc.).

A seleção e a recuperação do lixo urbano no mundo, principalmente em países desenvolvidos, já é prática rotineira e generalizada. Reciclar é economizar energia, poupar recursos naturais e trazer de volta ao ciclo produtivo, o que é jogado fora.