A leitura e o sonho
Ontem,enquanto assistia a uma matéria do Globo Repórter sobre um
jovem conhecido por Bira ;observava atentamente sua trajetória de vida ,até conseguir passar num concurso público do Banco do Brasil e ocupar uma vaga tão sonhada.
Sendo Bira um jovem desempregado , sem moradia fixa ,que dormia num banco de praça e passava fome; o que me chamou atenção foi a sua determinação de perseguir um sonho através da leitura.Isso mesmo!Ele não tinha nada, mas sabia muito porque dedicava a maior parte do seu tempo lendo , formulando e tentando resolver situações relacionadas às questões do concurso o qual ele estava inscrito.
Podemos definir este cenário ,como uma lição de vida , porque vivemos numa sociedade onde a cultura predominante não viabiliza (efetivamente) a contrução de leitores competentes;que busquem , além da leitura fluente,uma leitura significativa ,reflexiva e tranformadora.
Na verdade, Bira tinha uma motivação ; ele queria ocupar um espaço digno na sociedade,viver com dignidade.Era um aluno esforçado;não optou pela marginalidade, mesmo dormindo num banco de praça. Fez uma escolha inteligente ; optou por ler, estudar,refletir e se transformar num cidadão respeitado,com emprego,salário fixo e aparentemente com amor e dedicação pelo que executa.
Veja bem!Há muitos jovens que têm uma família aparentemente ajustada ,com o privilégio de estudar em escolas bem conceituadas ,que se vestem e se alimentam bem,têm planos de saúde e (em algumas situações) dispõem de uma biblioteca em casa (através da internet, por exemplo) e não valorizam, preferem a absorção de conteúdos fúteis e não pensam na construção histórica- política-social ,nas suas atuações presentes e futuras, mediante os seus sonhos e perspectivas.
Por outro lado ; não seria o momento de analisarmos as resposabilidades e as responsabilizações dos atores envolvidos neste processo,para que as expectativas sociais sejam correspondidas?!
São muitos os fatores inerentes a esta discussão , mas sabemos que a leitura permeia todos os ângulos que nos envolve,tornando-se imprescindível para o alcance dos nossos ideais e de uma sociedade mais justa e feliz.