Conjunturas de um prematuro

Não é era o momento ideal. Mas os acontecimentos inexplicáveis na sua frágil existência interromperam sua paz. Fora expulso de seu envoltório de proteção.

Nesse ele encontrava os recursos necessários ,valiosos para o seu desenvolvimento.

Mas, desmoronou!

Tudo começou com um leve tremor... Em seguida, percebeu que sua redoma de líquido ia diminuído de diâmetro.Sentiu que nada estava bem;então começou a lutar ;procurava por ar,tentou ficar seguro mas, sentiu asfixia e ser arrastado por um ciclone...E, à medida que sua redoma diminuía ,suprimia-se suas condições de vida.

Sem forças , exausto deixou-se ser levado por aquele tufão sem nome e, que acabou com o seu mundo.Quando já se entregara ao acaso fora resgatado por mãos hábeis. Encontrava-se desfalecido, não chorava,e se chorava era tão fraco o seu lamento que não se ouvia a sua revolta. Em sua doce e pequenina existência não tinha forças para esbravejar por tamanha violação do seu doce lar.

Porém viera para um novo mundo desconhecido. E, quando o ar desse mundo penetrou em suas narinas como alfinetes abrindo caminho, suas imaturas vias respiratórias foram obrigadas a conduzir esse ar;então, desmaiou,”apagou-se” de dor e revolta...

Após, a dor lacerante ocasionada pelo ar ambiente, sentiu frio,e como era gelado! Então o pequeno sobrevivente, aquietou-se; suas mãos, pés e lábios apresentaram-se cianóticos;seus movimentos diminuíram.Pois em sua prematura vida humana já aprendera que é preciso ficar calmo,tranqüilo para não se desgastar, e assim não desperdiçar energia.

Sem mais condições de manter seus sinais vitais para sua sobrevivência; entregou-se ao acaso,pois seu imaturo organismo não era capaz ou ainda não tinha a competência suficiente para arcar com todas as prerrogativas que essa nova e prematura fase de vida requeria.

E agradece a Deus por existir seres tão competentes e cautelosos que oferecem todos os recursos necessários como auxílio até a maturidade de seu organismo.

E por usar toda a tecnologia humana e não-humana para proporcionar uma recuperação total e ilesa do torturante naufrágio episódio que é nascer prematuro.

Texto publicado na Antologia de Escritores Brasileiros e Língua Portuguesa 9ª edição pela editora Rb