AS VIAGENS

Eu, como todo brasileiro, me pergunto: Quem realmente governa o Brasil? A pergunta vem enfatizada pela constatação diária de que nosso Presidente da República sempre que dá uma entrevista, está visitando um outro País. Todas as sátiras da época de Fernando Henrique Cardoso eram dirigidas às suas constantes viagens ao Exterior. Mas, agora, não se vê o Casseta e Planeta fazer suas 'brincadeiras' com a constantes viagens de Lula. Ou duas uma: Nosso Presidente calou a Globo através de suas manobras de bastidores, ou então, a mídia em geral se acha satisfeita com essa forma de Governar. Considerando que o Vice-Presidente, José Alencar, vive nos hospitais tratando de um mal que lhe reduz suas energias para Governar, não se sabe como o Presidente Lula consegue despachar. Acredito que despacha via e-mail.

Mas, o certo é que alguém da mídia está atento e não deixa passar 'in albis' as sátiras com essas constantes viagens de nosso Presidente da República. O jornalista Joelmir Beting é um deles. Vejamos um texto de sua recente autoria, onde ele satiriza essas viagens, numa mistura com a Lei Seca e pouca vontade (do Lula) de encarar o 'batente'. Vejamos: “O VIAJANTE. SE BEBER NÃO DIRIJA. NEM GOVERNE. ATÉ AQUI, EM 40 MESES DE GOVERNO, O PRESIDENTE LULA JÁ COMETEU 102 VIAGENS AO MUNDO. OU MAIS DE DUAS POR MÊS, TAL COMO SEMANA SIM, SEMANA NÃO. SEM CONTAR, ORA POIS, AS ATÉ AQUI, 283 VIAGENS PELO BRASIL. HOJE, DIA 15, ELE COMPLETA 382 DIAS FORA DO PAÍS DESDE A POSSE. E PELO BRASIL, NO MESMO PERÍODO, 602 DIAS FORA DE BRASÍLIA. TOTAL DA ITINERÂNCIA PRESIDENCIAL, CASO ÚNICO NO MUNDO E NA HISTÓRIA: EXATOS 984 DIAS FORA DO PALÁCIO, EM EXATOS 1.201 DIAS DE PRESIDÊNCIA. EQUIVALE A 81,9% DO SEU MANDATO FORA DO SEU GABINETE. ESTA É A DEFESA DA TESE DE QUE ELE NÃO SABIA E NEM SABE DE NADA DO QUE ACONTECE NO PALÁCIO DO PLANALTO. GOVERNAR OU DESPACHAR,NEM PENSAR. A ORDEM É CIRCULAR. A QUALQUER PRETEXTO. E SENDO AQUI DESELEGANTE, DIGO QUE O PRESIDENTE NÃO É (NEM NUNCA FOI) CHEGADO AO BATENTE, AO DESPACHO, AO EXPEDIENTE. JAMAIS PODERÁ MAOUREJAR NO GABINETE, DEZ HORAS POR DIA, UM SIMPÁTICO MANDATÁRIO QUE TEM NA BIOGRAFIA O NUNCA TER SE SENTADO À MESA NEM PARA ESTUDAR, QUE DIRÁ PARA TRABALHAR. E O POVÃO APLAUDE E VOTA.”

Evidente que viajar é uma das funções do Presidente da República, porque tem de fazer a parte diplomática com os outros Países, tratando de temas mundiais que são próprios da globalização. No entanto, num país como o Brasil que tem inúmeros problemas internos, como é o caso da recente polêmica instalada neste Estado de Mato Grosso do Sul em torno da remarcação das terras indígenas, através de um estudo antropológico com base nas populações indígenas de épocas remotas, causam transtornos sociais intensos, mas creio que o nosso Presidente da República jamais sonha com tais questões, pois está pensando na próxima viagem.

Recentemente, vi publicado no Diário da União uma remodelação da Lei que torna os ex-Presidentes da República eternos associados à função, recebendo proventos depois de encerrada a gestão. Ou seja, o Lula foi à Presidência da República através de nossos anseios populares, com a expectativa de que veríamos um país saneado no aspecto ético e moral, no entanto, observamos um outro 'farinha do mesmo saco' – como dizem em minha terra.

Neste momento, as eleições municipais fixam a nossa atenção e observamos que cada candidato têm suas metas e seus planos e os pregam com a convicção de que irão aplicá-los na prática. E nós eleitores, ficamos vendo aqueles pomposos discursos e nos perguntamos: Será que mais uma vez teremos de colocar aquela bolinha no nariz e pintar nosso rosto?

Assim, imitando o nosso Presidente da República nós viajamos pelo imaginário, porque graças a Deus, somos pessoas humanas e temos capacidade para pensar e raciocinar; assim, arriscamos a acreditar nessas promessas, até porque, não podemos arredar do sistema, já que somos parte dele.

Mas convenhamos, Presidente Lula, não venha depois dizer que estão praticando prevaricação e peculato com o dinheiro público, porque você não estava presente para corrigir essas anomalias do poder. Quem muito viaja e abandona o torrão natal para os outros que ficam, não pode esperar que a coisas se resolvam pelas mãos de Deus, já que nesse contingente existe mais demônios do que anjos celestes.

Machadinho
Enviado por Machadinho em 01/10/2008
Código do texto: T1205788