Suave veneno


Há poucas horas atrás, estava conversando com Dr. Dauri sobre o cigarro,alguns agravos à saúde causados pelo uso excessivo e possíveis motivos que levam os usuários a este consumo.

Após a conversa refleti que muitas vezes ,a curiosidade, a idéia de que fumar causa charme e até alivia as tensões ,têm levado os fumantes a serem vítimas de 4.716 substâncias nocivas existentes no interior do cigarro.Inclusive a nicotina (estimulante poderoso) ,que é um dos principais fatores que levam ao consumo contínuo do tabaco.

Mesmo que a quantidade de nicotina inalada seja mínima,é suficiente para causar dependência psicológica e/ou física.Além da nicotina,os cigarros possuem alcatrão (substância cancerígena),que favorece a formação de coágulos nas veias e artérias propiciando obstruiçôes ,promovendo ataques cardíacos,AVC, problemas pulmonares e muitas outras mazelas.

O fato é que cada indivíduo busca a sua escolha ;as pessoas têm livre arbítrio,mas a mídia tem contribuido para o quadro que temos diante do tabagismo.Veja bem,nos comerciais da televisão ,os informes sobre os perigos são tão rápidos e tão pequenos que mal dá para vê-los.

Felizmente, percebemos que está havendo mais moderação do consumo nos ambientes públicos,mas ainda não é o suficiente.

Em suma, devemos evitar que este suave veneno abrevie os nossos dias, porque nem tudo que aparenta ser bom,bonito e charmoso nos proporciona alegria e longevidade.

Antonia Zilma
Enviado por Antonia Zilma em 30/09/2008
Reeditado em 14/09/2022
Código do texto: T1205021
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.