Suave veneno
Há poucas horas atrás, estava conversando com Dr. Dauri sobre o cigarro,alguns agravos à saúde causados pelo uso excessivo e possíveis motivos que levam os usuários a este consumo.
Após a conversa refleti que muitas vezes ,a curiosidade, a idéia de que fumar causa charme e até alivia as tensões ,têm levado os fumantes a serem vítimas de 4.716 substâncias nocivas existentes no interior do cigarro.Inclusive a nicotina (estimulante poderoso) ,que é um dos principais fatores que levam ao consumo contínuo do tabaco.
Mesmo que a quantidade de nicotina inalada seja mínima,é suficiente para causar dependência psicológica e/ou física.Além da nicotina,os cigarros possuem alcatrão (substância cancerígena),que favorece a formação de coágulos nas veias e artérias propiciando obstruiçôes ,promovendo ataques cardíacos,AVC, problemas pulmonares e muitas outras mazelas.
O fato é que cada indivíduo busca a sua escolha ;as pessoas têm livre arbítrio,mas a mídia tem contribuido para o quadro que temos diante do tabagismo.Veja bem,nos comerciais da televisão ,os informes sobre os perigos são tão rápidos e tão pequenos que mal dá para vê-los.
Felizmente, percebemos que está havendo mais moderação do consumo nos ambientes públicos,mas ainda não é o suficiente.
Em suma, devemos evitar que este suave veneno abrevie os nossos dias, porque nem tudo que aparenta ser bom,bonito e charmoso nos proporciona alegria e longevidade.