Nem tudo o que reluz é louça!

Ontem, recebi a visita que um amigo, que a muito não ia à minha casa, alias, nem lembro se um dia ele foi. A verdade é que me dispus a fazer café e colocar o pão na mesa, muita coisa pra mim, que não faço café nem pros meus filhos. Distribui umas canecas de plástico sobre a mesa, de cores berrantes, dessas que compramos no “Mundo Do Real”. Coloquei o saco de pão, queijo e presunto ainda em seus devidos isopores, margarina de pobre, a única colherzinha de café que tenho na minha casa, todas as outras são de colheres de sopa. Papo vai, papo vem, eu tentando ser gentil, minhas irmãs fazendo graça, mais um amigo chega, um amigo não, “o” amigo, que logo se junta a nós. Na verdade me adiantei, o episodio é antes disto tudo fluir.

Acontece que ao pegar as canecas de plásticas e distribuí-las na mesa, minha irmã pediu que eu pegasse uma xícara de vidro, a única da casa, pra poder servir à visita. Eu prontamente disse que não pegaria, que ele iria tomar nas mesmas canecas que tomamos todos os dias. Talvez você ache feio oferecer a um convidado a “louça” de todo dia, afinal visita é sempre visita. Mas o que as pessoas não entendem é que pra mim, mais importante que qualquer um, seja visita, seja parente, seja vizinho, sou eu mesma. Então, se eu me acho a mais importante, a que tem de ser agradada, afinal sou eu que ponho comida na mesa e sustento as singelas contas da casa, porque esperar pra usar as belas louças só quando a visita aparece???

Vejo o caso da minha mãe, são tantas louças, talheres, isso e aquilo, que ficam lá no armário, acumulando poeira, tomando um espaço desnecessário, fazendo com que ela perca tempo e paciência quando quer limpar! Pra que?!?! Pra nada!!! E aquelas famosas cristaleiras, onde as famílias guardam as louças que nunca serão usadas, pois nunca ninguém será digno que tocar-lhes, e os cristais ficam ali a disposição de olhos famintos, vitimas de voyerismo.

Entendo que a visita deva ser prestigiada, e se você tem uma louça melhor, use-a, não acho errado! O que destoa de minhas idéias é não poder me mimar com louças boas, porque as boas são exclusividade das visitas. Acredito que amizade é dividir o que se tem! Acho que esse pequeno episódio fez com que eu refletisse a cerca do que é prioridade. Descobri que hoje sou prioridade pra mim, pois se a visita fosse há alguns meses atrás, eu teria usado outra louça, só pra manter as aparências.

Sintam-se convidados a tomar um café na minha casa, mas vou logo avisando, só uso caneca de plástico!

Obs.: Queridos colegas Recantistas, peço desculpas por ter passado as ultimas semanas sem postar, e agradeço desde já a cobrança de novos textos por parte de meus caros colegas espalhados nesse Brasil! Beijos à todos.