"QUER QUE A COISA ACONTEÇA ? PEÇA A UMA MULHER"

Faz tempo que vejo o meu nome passar lentamente pela tela escura do computador. Aperto “enter”, o nome desaparece, o quadro clareia. Não assumo o teclado, não me decido, a tela escurece e começa tudo de novo. Já olhei pra cima, pra baixo, arrisquei olhar pros lados e nada vi que merecesse ser comentado.

Pelo visto caí num desses buracos negros onde as noticias desaparecem, só restando o escuro onde as energias se concentram. Assim, só me resta apelar. E nessa de branco total, que me ajude o imortal José Sarney e passo à frente uma historinha por ele narrada:

Diz José Sarney, que o jornalista Carlos Castelo Branco contava que, quando chegou para trabalhar no “Mundo Ilustrado”, o diretor recomendou-lhe: “Sente-se à máquina todo o dia e ataque a honra de alguém, esse é o segredo do sucesso jornalístico”. Fez uma pausa e perguntou: A quem você vai atacar? – Castelo respondeu: O senhor.

Aí eu indago: cruz, credo! Era assim que a coisa funcionava... ou ainda funciona?

Deixando o “Dono do Mar”, o maranhense calmo e sereno - que não é essas coisas todas com a caneta – e vamos navegar agora no mar ressacado de David Drew Zingg que, como eu, quando não tem o que dizer, vale-se do pensamento dos outros, o que fez quando passou à frente estes aforismos sobre política:

O cargo de presidente é uma coisa tão abastada, metade realeza e metade democracia, que ninguém sabe se deveria se ajoelhar ou cuspir (Jimmy Brestin)

Qualquer pessoa que deseja a presidência (ou a prefeitura) a ponto de passar dois anos se organizando e fazendo campanha para consegui-la não merece nossa confiança no cargo. ( David Broder)

Democracia consiste em escolher os ditadores que se quer, depois que eles disseram o que queríamos ouvir. (Allan Coren).

Suponhamos que você fosse um imbecil e que fosse deputado – mas isso seria um pleonasmo (Mark Twain).

Finalmente, com a palavra a ex toda poderosa Margareth Thatcher: Na política, se você quer que algo seja dito, peça a um homem; se quer que seja feito, peça a uma mulher.

Zélia Maria Freire
Enviado por Zélia Maria Freire em 30/09/2008
Reeditado em 30/09/2008
Código do texto: T1203701
Classificação de conteúdo: seguro