A LEITERIA DO SEU JAIR E ADJACÊNCIAS

Falou em Teresópolis, lá vem o Dedo de Deus. É Viação Dedo de Deus, Lanchonete Dedo de Deus, Sapateiro Dedo de Deus, Drogaria Dedo de Deus, Veterinária Dedo de Deus e muito mais. Enche o saco essa falta de criatividade, tem Dedo de Deus em tudo o que a gente imaginar, teve até Motel Dedo de Deus de curta duração, é claro, não por motivos religiosos como os mais apressadinhos podem pensar, mas porque os casais na hora da cama, peladíssimos, imaginavam o dedo Dele nas cercanias de seus traseiros e se protegiam com unhas e dentes. O motel faliu... Os mais carolas disseram que foi graças ao Dedo de Deus, o que, de certo modo, não deixa de ser verdade.

Mas nem tudo está perdido, porque em Teresópolis tem a Leiteria Santo Antônio do seu Jair, onde não se vende leite, mas sim a melhor empada da região serrana entre queijos, linguiças de Juiz de Fora, manteigas, presuntos, fiambres e requeijões, tudo de altíssima qualidade; no seu Jair tem uma batidinha de maracujá de levantar defunto, coisa dos deuses, que ele serve para os apreciadores, os fregueses fiéis faça sol ou chuva.

Meu amigo Christian chegava lá, cedo, 9 horas, e dizia:

-- Seu Jair bota uma dose generosa porque minhas mãos estão tremendo!

Depois saboreava uma empada de carne seca e outra de frango; arrematava com outra batida de maracujá. Pagava, mas reclamava do preço. Depois, atravessava a rua na frente dos carros, xingava os motoristas e "derrubava" muitas cervejas no primeiro boteco com cara de limpeza, que via pela frente esquecendo-se do almoço e bebendo, mais e mais, a cada dia. Faleceu no dia 5 de dezembro de 2005 de cirrose.

Amanhã irei ao seu Jair, onde tem a melhor empada da região serrana do Estado do Rio de Janeiro. Vale a pena conferir; fica na Duque de Caxias.

Elysio Lugarinho Netto
Enviado por Elysio Lugarinho Netto em 29/09/2008
Reeditado em 07/06/2010
Código do texto: T1202806
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.