Crônicas de Educação Sexual: A VULVA !

A VULVA

Como o órgão sexual masculino, a vulva que é o órgão genital feminino recebe inúmeros nomes: piriquita, quiqui, perereca, perseguida, coisinha, Janaína... Nomes que têm dependendo a cultura e a região.

Situada entre as coxas, por baixo do ventre da mulher, a vulva pode ser comparada a um grande vale. Limita-se a leste e a oeste por duas pregas montanhosas: os pequenos lábios e os grandes lábios, este últimos recobertos de pelos na parte externa.

Ao norte, extremidade superior do vale, acha-se o clitóris. Dois ou três centímetros mais embaixo, pequena saliência arredondada cerca o orifício da uretra, pelo qual se elimina a urina que vem da bexiga.

Por fim, bem no fundo do vale, abre-se a vagina.

Os grandes lábios se unem ao sul da vulva. É o períneo, que às vezes se rompe no momento do parto quando a criança tem dificuldade para sair.

A vulva deve ser mantida no mais perfeito estado de higiene e, em caso de manifestações anormais, é necessário consultar um médico, o profissional da área é o ginecologista.

O clitóris, o orifício da uretra, os pequenos lábios, a entrada da vagina, são em geral, sensíveis à excitação sexual: sensíveis ao toque dos dedos, língua e pênis.

Mas cada mulher tem seus gostos particulares que seu parceiro deve procurar conhecer, pois têm uma grande importância na fase preliminar do coito, relação sexual.