Crónica breve

DIA DE AULAS NA GALIZA

O Professor, pessoa bem preparada, penetrou nno recinto da aula.

Começou a explicação.

O tema era profundo e perigoso.

Como é que devam ser acentuadas graficamente as palavras tanto em "galego" (não português), quanto em castelhano (também não português).

................................................................................................

O Professor tremera, dubitativo e impaciente, antes de ingressar no habitáculo em que os estudantes, expectantes, se achavam.

«Serei capaz de implementar tamanho grave dever?», pensava e quase verbalizava, enquanto os companheiros o observavam com atenção e carinho singulares.

Era por primeira vez que nas aulas, por disposição legal suma, tinha de ser explicada matéria tão complexa e simultaneamente.

.................................................................................................

Acabou o tempo da sessão.

O Professor saiu contente: Explicara tudo como tinha previsto e segundo ordenam as disposições legais e mesmo as ilegais.

Os alunos, mais uma vez, saíram tão convictos quanto confusos. Mas ignorantes do que as autoridades competentes do Reino estavam a fazer com os seus anos moços. Portanto, felizes e alegres, obstinados e obsessos, como se fossem espanhóis em "corrida de toros" presidida pelo monarca.