KID VELHICE

A “pelada” começava, invariavelmente, às 4 horas da tarde, para aquela meninada que estudava de manhã. O campinho era bem ao lado da casa onde eu morava, de modo a facilitar que minha mãe ficasse a me controlar. Sua preocupação era que eu tivesse uma crise repentina de asma e o xarope não estivesse ali por perto.

Naqueles tempos o que realmente incomodava-me era somente a asma. Hoje, fico imaginando que se minha mãe (saudades!) estivesse junto de mim, haveria de estar atacada de burcite, tal a quantidade de remédios que uso. Não, não sou hipocondríaco e nem pareço estar à morte. São remédios do dia a dia, geralmente usados por muita gente. O fato é que o tempo vai passando e o “kit velhice” vai aumentando. Se há alguns anos eu saía de casa para o trabalho ou para o lazer, levando apenas o remédio de asma, hoje, sair, virou um tormento , porque , o primeiro remédio que não posso me esquecer é o “Memoriol”, senão , acabo por me esquecer dos outros. E são muitos...

Logo após o café da manhã, tomo “Stresstubs”. O cansaço é por demais cansativo. Já no trânsito, não sei se pelo pão ou pelo café que ingeri, lá se vão dois “Pepsamar” ou um “Omeprazol”. Aquele caos entre carros, ônibus, táxis, tudo debaixo de um calor insuportável (o carro não tem ar refrigerado), vem a dorzinha de cabeça e chega logo a hora do “Ormigrein”.

Assim que estaciono o carro, uma bombadinha, relaxante, pra asma, no uso do “Clenil”. Ao sair do veículo lembro-me que tomei o “Memoriol”, mas que, mesmo assim, me esqueci da “Pomada Inescard” e isso vai me deixar bem desconfortável!!! Ai, ai, ai!

Passo na banca de jornais , adquiro um “O Noticiário”, tiro os óculos pra longe, ponho os óculos pra perto e leio algumas notícias. Guardo os óculos de grau, ponho os óculos escuros, em proteção contra o sol (...e credores) e ainda escondem minhas rugas.

Depois do almoço, um “Sonrisal” ajuda bem a digestão, não evitando, entretanto, aquela sensação de estômago inchado, da qual não consigo me livrar.

A noite... aquela hora do chopinho e tira-gosto. Aí que o “bicho pega”! Se estou gripado (já me viram sem estar gripado?), não posso tomar gelado. Portanto, adeus chopinho, Cuba-Libre, Hi-Fi, mas, acabo optando pelo chopinho, ficando mais gripado e mais barrigudo. É difícil...

Já em casa, chega a hora do banho, oportunidade em que observo o corpo, cheio de verrugas , sinais de velhice, e pintas que trazem desconfianças, além das escamações provocadas pelo excesso de ácido úrico. É de lascar...

Depois de tudo isso, acho que pela alergia ao carpete, pingo duas gotinhas de “Adinax” e, com o nariz desentupido, vamos aos sonhos. Aliás, agora, muito mais aos pesadelos. Amanhã é novo dia. Ou será mais um dia de velho?

Finalmente, essa eu não poderia deixar de lhes contar: eu sempre usei na cozinha de minha casa, para depositar pequenos lixos, saquinhos de plástico. Antes, os saquinhos eram da Casa do Whisky, Mangueira´s Country Club, Sabor & Cia. Hoje, só da Drogaria Araújo, Droga Shopp (área de medicamentos).

Se algum de vocês quiser falar comigo sobre esta caminhada ininterrupta, rumo à realidade da velhice, e se for por telefone, que fale alto, pois estou com a audição péssima.

Wellington Erse
Enviado por Wellington Erse em 22/09/2008
Código do texto: T1190379