Escola

A maioria das pessoas passam por um mundo cômico, "apelidado" de escola. Para muitos, esse realmente é um local cômico, já para outros, não é um local de recordações muito boas. Porém, o colégio é um verdadeiro céu. Pena que essa denominação seja dada, apenas, alguns anos após o término do ensino médio.

É impressionante como em todas as salas de aula há sempre um gordinho, apelidado de "baleia assassina" e há sempre, também, um garoto que usa óculos, esse é apelidado de "quatro olhos". Mesmo sem ser irmã de nossa mãe ou de nosso pai, chamamos a professora de tia. Nunca entendi o por quê!

Nas séries iniciais, perguntas do tipo: "é pra copiar?" são muito freqüentes. Mas todos sabem que é para copiar. Fica meio difícil "scanear" a losa. Até hoje não entendo o por quê de existir

uma separação de pólos, em que meninos brincam com meninos e mininas brincam com meninas. Isso se torna eficáz até a quarta série, porque a partir da quinta, eles ficam "juntinhos" até demais.

É na transição de criança para pré-adolescente que passamos as maiores vergonhas dentro do colégio. Eu tinha um amigo que, na sétima série, ainda vinha para o colégio com a mãe e a mesma o obrigava a levar a vulgo merendeira. Na merendeira dele tinha vitamina de mamão e um sanduíche de queijo. Mas, para o "mico" não ser ainda maior, ele comia tudo no banheiro.

A hora em que os alunos se mostram mais inteligentes é a de fazer a prova. Não por eles tirarem notas boas, mas pela criatividade de bolar métodos de "pesca". Eu conheci um estudande no meu colégio que quase entrou no FBI. Não entrou porque, fazendo a oitava série, ainda não sabia ler. Era um pequeno "marginal" desde criança.

O momento mais esperado por todos, com certeza, é o recreio. É nessa hora que os "valentões" tomam o dinheiro ou a merenda das crianças fracas e oprimidas. Ou então, eles escolhem alguém para dar início à "sessão espancamente". Na volta do recreio, as fardas vêm sujas, todos vêm suados e, naquele momento, só queremos ir para casa. Pena que, quando chegar lá, tem lição de casa pra fazer.

Sempre achei injusto que os alunos fossem punidos por não fazerem o dever de casa. Tem tanta gente por aí matando, roubando, se drogando e as "pobres" crianças, que apenas não fizeram um exercício, são tratadas como delinqüentes. É por isso que muitos se tornam bandidos de verdade.

No mundo, muitos têm medo de um lugar em particular, como o escuro, uma casa abandonada ou até mesmo o inferno. Nos tempos de colégio, a sala da diretoria é o lugar mais temido por todos. Lendas urbanas são criadas dentro do estabelecimento. Diziam que na sala do diretor havia, desde um detector de mentiras a uma cadeira elétrica. Outros iam mais além. Quando alguém saía da diretoria, começava o interrogatório. Claro, eles sempre exageravam um pouco. Falavam de máquinas de tortura, falavam até de ameaças contra a família, se não pagassem o "preço".

Hoje, as coisas mudaram um pouco. Muitos alunos não respeitam mais os professores. Minha mãe sempre falava que, no tempo dela, os mestres tinham moral. Ela falava que eles usavam artifícios educacionais mais radicais. Mas sei que essa só era a forma mais branda de falar da temida palmatória.