"SATISFAÇO SEU EGO/ ME FINGINDO DE INOCENTE"

Ouço música o dia todo, todo dia e quando a letra de uma canção me diz alguma coisa eu reflito sobre ela e procuro entender qual o recado dado pelo autor; pode ser uma musiquinho tola, mesmo assim respeito o compositor e procuro decifrá-lo. Hoje cedo ouvi o Erasmo Carlos cantando uma modinha e lá pras tanta ele dizia: “satisfaZ o seu ego / se fingindo de submissa. Ai fui para o pensatório meditar sobre estes dois versos. E fiquei me indagando o que leva uma pessoa a se fingir de inocente com o intuito de satisfazer o ego da outra...? amor... interesse...troca... submissão... ou simplesmente um inocente útil..?

E o ego, como é definido? O psiquiatra suíço Carl Gustv Jung, (1875/1961) definiu o ego da seguinte maneira: “ O EGO é um dado complexo formado primeiramente por uma percepção geral do nosso corpo e existência e, a seguir pelos registros de memória.

E como funciona? Mais ou menos assim, dizem os entendidos: Sabemos que o EU é o centro superior da consciência . Quanto ao EGO é o centro da consciência inferior e a soma de total dos pensamentos e que obedece ao principio da realidade no intuito de satisfazer o ID; isto sem transgredir as exigências do SUPEREGO. Só que quando o EGO se submete ao ID torna-se imoral e destrutivo por conta dessa submição, pois viverá uma insatisfação insuportável, se não se submeter ao mundo, será destruído por ele.

Daí quando é criado a figura do inocente útil para amaciamento satisfação e o amém pra tudo o que diz dono do EGO carente.

Alguém entendeu? Não? Maiores explicações na próxima aula, agora tocou a sineta, hora do recreio . Quanto a divina mestra aqui, voltará à sua insignificância de inocente útil e parte para amaciar um ego alí, antes que o mundo o destrua. Agora eu só queria saber por que danado faço isso!

Zélia Maria Freire
Enviado por Zélia Maria Freire em 20/09/2008
Reeditado em 20/09/2008
Código do texto: T1188108
Classificação de conteúdo: seguro