O Desafio da Sedução

(Mais um desafio. Desta vez, envolvendo seis cronistas do Recanto e a missão espinhenta de tentar fazer você achar graça em um assunto que, normalmente, nos embrulha o estômago: "corrupção".
Não é competição, não queremos seus votos, portanto, nem adianta tentar vendê-los para nós. Ha, ha, ha!
O objetivo é divertir, primeiro a nós que rimos muito ao escrevê-los, depois a vocês de quem esperamos conseguir sonoras gargalhadas.
O meu texto está aí abaixo.
Os outros estão ou estarão nas escrivaninhas de cada uma no máximo até à meia noite deste sábado. Todos começam com a palavra "Desafio" para facilitar sua identificação. )


   É UM GRANDE DESAFIO ESCREVER SOBRE CORRUPÇÃO E AINDA POR CIMA BEM HUMORADAMENTE. EU NÃO SOU ENGRAÇADA E NEM A CORRUPÇÃO É. ALIÁS, ELA É UMA DESGRAÇA COMPLETA. UMA DESGRAÇA COMPLETAMENTE SEM GRAÇA. MAS TEM GENTE QUE ACHA ENGRAÇADO SER CORRUPTO. QUANTO MAIS CORRUPTO MAIS RISONHO. ANDANDO PELAS RUAS COMO SE TIVESSE O REI NA BARRIGA. ENGANEI O BOBO NA CASCA DO OVO FICA ELE LÁ DIZENDO COM SEUS BOTÕES QUANDO PASSA ALGUÉM PRA TRÁS.SOU O DONO DO MUNDO!

MAS ALÉM DESSE CORRUPTO CONSCIENTE EXISTE UM TIPO QUE NÃO SABE QUE É CORRUPTO. CONHEÇO UMA PESSOA ASSIM: TEM HORROR A CORRUPÇÃO SÓ QUE NÃO SABE BEM O QUE É CORRUPÇÃO. PENSA QUE É O QUE OS OUTROS FAZEM PARA LEVAR VANTAGEM. E O QUE ESSA PESSOA FAZ? TRABALHA CONTRA A CORRUPÇÃO: EMPREGADA NO SERVIÇO PÚBLICO PASSA OS DIAS ENVIANDO E-MAILS CONTRA OS POLÍTICOS CORRUPTOS, ORGANIZANDO LISTAS DE ABAIXO-ASSINADO, DENUNCIANDO SITUAÇÕES QUE CONSIDERA CORRUPTAS, CONVERSANDO FIADO NO TELEFONE. QUANDO? DURANTE O HORÁRIO QUE DEVERIA SER USADO PARA FAZER O SEU TRABALHO. USA O COMPUTADOR DA REPARTIÇÃO, USA O TELEFONE, ENVELOPES, SERVIÇO DE CORREIO. TUDO PAGO PELO PODER PÚBLICO. ESTÁ CERTO, EU NUNCA O VI FAZENDO ISSO PELA SIMPLES RAZÃO DE QUE NUNCA TRABALHEI COM ESSA PESSOA. COMO SEI ENTÃO? OUVI DE SUA BOCA INDIGNADA EM UMA RODA DE CHURRASCO. A SUA INDIGNAÇÃO ERA TANTA QUE SE LEVANTOU DA CADEIRA E QUASE SUBIU EM CIMA PARA QUE TODOS OUVISSEM A SUA POSIÇÃO E O QUE FAZIA A RESPEITO. EU, NA MESA AO LADO, OUVINDO TUDO, QUASE ENGASGUEI COM UM SANDUÍCHE DE PÃO DE QUEIJO E LINGÜIÇA. AINDA BEM QUE ERA PÃO DE QUEIJO COM LINGÜIÇA QUE ESTAVA EM MINHA BOCA E NÃO FAROFA. ACHEI MUITO ENGRAÇADO PORQUE SEI QUE ESSA PESSOA FAZ COISAS TERRÍVEIS NO EXERCÍCIO DE SUA FUNÇÃO: É AQUELE AMIGO QUE NUNCA DEIXA O AMIGO NA MÃO. SEMPRE DÁ UM JEITINHO PARA QUE SEUS AMIGOS NÃO PRECISEM, POR EXEMPLO, FICAR HORAS E HORAS EM UMA FILA. CONSEGUE SEMPRE OS MELHORES INGRESSOS GRÁTIS PARA EVENTOS PAGOS. E ASSIM POR DIANTE ELE VAI FAZENDO E VENDENDO SUA IMAGEM DE PALADINO DA ÉTICA. OU ELE ACREDITA MESMO NISSO OU PENSA QUE TODO MUNDO É CEGO. OU BURRO.

     O COMBATE A CORRUPÇÃO ESTÁ NA MODA: DESDE QUE SEJA A CORRUPÇÃO DO VIZINHO. PRINCIPALMENTE NESSE PERÍODO ELEITORAL SÃO INCRÍVEIS AS ARTIMANHAS QUE USAM PARA DENUNCIAR A CORRUPÇÃO ALHEIA E ESCONDER A SUA DEBAIXO DO TAPETE. QUANDO APONTAM O INDICADOR ESQUECEM OS OUTROS DEDOS QUE APONTAM PARA SI MESMOS. ESCONDEM O PRÓPRIO RABO E TENTAM MOSTRAR O RABO ALHEIO. MOSTRAR O RABO ALHEIO ATÉ QUE É FÁCIL, MAS ESCONDER O PRÓPRIO É QUE É MAIS COMPLICADO. AFINAL O CORRUPTO É UM ANIMAL DE RABO GRANDE QUE VIVE COM ELE PRESO. COMO SE ESTIVESSE NA CORDA BAMBA DEIXAR O RABO APARECER É UMA QUESTÃO DE CIRCUNSTÂNCIA. PODE ACONTECER DE UMA HORA PARA OUTRA. E AÍ É UM DEUS NOS ACUDA.

     NA BUSCA DE INSPIRAÇÃO PARA ENCONTRAR O PONTO G (NÃO PENSEM BOBAGEM, O PONTO G É DE GARGALHADA) CONSULTEI OS TRÊS DICIONÁRIOS DA LÍNGUA PÁTRIA QUE TENHO EM MINHA ESTANTE. O AURÉLIO, O HOUAISS E O MICHAELIS. ACHEI QUE ERA UMA ÓTIMA OPORTUNIDADE PARA USÁ-LOS ANTES QUE SE TORNEM PEÇAS DE MUSEUS POR CONTA DA REFORMA ORTOGRÁFICA. E LÁ ESTAVAM OS SINÔNIMOS PRATICAMENTE IGUAIS EM TODOS OS TRÊS: CORRUPÇÃO, O MESMO QUE CORRUÇÃO. ATO OU EFEITO DE CORROMPER, DECOMPOSIÇÃO, PUTREFAÇÃO (A COISA AQUI COMEÇOU A CHEIRAR MAL), DEVASSIDÃO, DEPRAVAÇÃO (ÔBA! VAMOS PODER CHAMAR OS POLÍTICOS CORRUPTOS DE DEVASSOS E DEPRAVADOS!), SUBORNO, PEITA ( XI! AQUI TIVE QUE VOLTAR AO PAI DOS ESPERTOS – PEITA É UMA DÁDIVA FEITA COM O INTENTO DE SUBORNAR),DESMORALIZAÇÃO, SEDUÇÃO. EPA! A COISA AQUI COMPLICOU: SEDUZIR E CORROMPER SÃO A MESMA COISA? ISSO SIGNIFICA QUE QUEM SONHA EM ENCONTRAR EM SUA VIDA UMA PESSOA SEDUTORA ESTÁ É CORRENDO O RISCO DE ENCONTRAR UM CORRUPTOR? É AQUI QUE A VACA VAI PRO BREJO, MAS FAZ SENTIDO. PORQUE AFINAL DE CONTAS O SEDUTOR, HOMEM OU MULHER, O QUE QUER MESMO É TRAZER O SEDUZIDO NA PALMA DA MÃO. CUIDADO MENINAS, CUIDADO RAPAZES: NÃO SE DEIXEM ENVOLVER NA LÁBIA DE UMA PESSOA SEDUTORA.

    ESCREVER ESTE TEXTO FOI UM DESAFIO LANÇADO PARA AS CRONISTAS DO RECANTO PELA NENA. VAMOS VER NO QUE É QUE VAI DAR. EU ESCREVI APENAS PARA NÃO ROER A CORDA, MAS SEM NENHUMA ESPERANÇA DE FAZER ALGUÉM RIR.(ESSA É A PROPOSTA) AFINAL DE CONTAS A CORRUPÇÃO SÓ NOS FAZ É CHORAR. MAS COMO QUEM CANTA SEUS MALES ESPANTA VAMOS RIR PARA NÃO CHORAR. MESMO QUE SEJA DE FAZ DE CONTA.

Ângela Rodrigues Gurgel

http://www.recantodasletras.com.br/autor_textos.php?id=18247&categoria=B

 

Malu

http://www.recantodasletras.com.br/autor_textos.php?id=18977&categoria=B

 

Maria Olímpia Alves de Melo

http://www.recantodasletras.com.br/autor_textos.php?id=27042&categoria=B

 

Maria Paula Alvim

http://www.recantodasletras.com.br/autor_textos.php?id=31232&categoria=B

 

Nena Medeiros

http://www.recantodasletras.com.br/autor_textos.php?id=35493&categoria=B

 

Zélia Maria Freire

http://www.recantodasletras.com.br/autor_textos.php?id=39004&categoria=B