A experiência de não ter experiência

É comum nos dias de hoje você formar-se em uma faculdade e sair todo alegre em busca de um trabalho, em apenas alguns dias essa alegria vai se tornar em tristeza ao descobrir que só o diploma não basta para conseguir uma vaga no mercado, porque todos, mas absolutamente todos os lugares pedem a tal experiência comprovada em carteira. Pergunto eu a você, você mesmo que esta lendo agora: Se você acabou de se formar que experiência registrada vai ter se não for apenas a do estágio que não serve para nada, segundo os especialistas de RH? Isso mesmo, você candidata-se a vaga, mesmo sem experiência, na esperança de poder explicar que esta apto a fazer o trabalho e começam os testes dos especialistas. Você diz: Bom dia. Ele diz: preencha essa ficha, fichas preenchidas vamos todos fazer um teste escrito, prestem atenção nas perguntas, se rasurar a questão será anulada, dez minutos para responder tudo, o que não souber deixe em branco (Isso é óbvio). Na verdade ele esta ganhando tempo porque a psicóloga não chegou, quando é uma psicóloga que aparece, as vezes é qualquer um que nem sabe do que esta falando. Isso mesmo eu ja fui entrevistado por pessoas que nem inglês falavam, mas eu tinha que falar e escrever inglês,espanhol, usar o Excel fluentemente...rsrs, só para me candidatar a vaga, enquanto a pessoa que entrevista pergunta várias vezes em que me formei eu digo, biblioteconomia, ah, você é da área de economia? Só se for da economia de livros, sou Bibliotecário. Fico pensando, será que é não melhor tem um registro na carteira que comprove uma experiência na área do que uma faculdade que comprove que você estudou sobre aquele assunto? Pense comigo, se você fosse ao médico ele dissesse, veja bem... eu tenho cinco anos de experiência na área, receito, faço cirurgias e tudo mais, mas eu não sou formado na faculdade de medicina, quando você quer ser operado? Eu levantaria e iria embora, na hora. A experiência prática conta muito, mas você se esforçou e foi credenciado a exercer a profissão que escolheu, só precisa de uma oportunidade. Senhores analistas de RH, agências de Seleção de Pessoal, ter um diploma não vale nada para vocês? Dar uma chance para o graduado mostrar o que sabe e adquirir experiência dói na consciência vossa? A experiência de não ter experiência é dolorosa, por isso que quando adquirimos tal coisa merecemos e exigimos um ganho justo que já é tema para outra ocasião.

Ilsom Lourenço
Enviado por Ilsom Lourenço em 18/09/2008
Reeditado em 18/09/2008
Código do texto: T1184234