Lambe-lambe explosivo

Itamaury Teles

Embora a lei eleitoral esteja cada dia mais severa, com proibições de toda natureza, cabe aos candidatos usarem da criatividade para convencerem os indecisos e arredios cidadãos, buscando brechas legais por onde possam transitar, de forma eficaz, na garimpagem dos votos.

Agora mesmo, estamos em pleno período eleitoral. A gente percebe isso no ar, com carros de som azucrinando nossos ouvidos com jingles nem sempre muito criativos, nem agradáveis aos ouvidos. Mas fazer o quê, se a lei permite aos pleiteantes divulgarem sua candidatura por esse meio, embora alguns o façam com excesso de decibéis e som roufenho de taquara rachada?

O cargo de vereador, por exemplo, é um dos mais difíceis de ser conseguido via eleição. Isso porque em quase toda família há um candidato e os votos são conquistados com muita dificuldade.

Assim, quem não tiver um reconhecido trabalho prestado à comunidade, ao longo dos anos, sente na pele o quão difícil é ganhar visibilidade, nos poucos segundos de propaganda eleitoral gratuita, no rádio e na televisão.

Por esses dias, meu primo Goda Porreta quis saber se eu seria candidato a vereador e veio dar-me conselhos para não mexer com isso, pois tivera uma experiência da espécie, na década de 80. Sério, falou-me de sua decepção com a política, pois perdera a eleição “por causa de 48 votos”.

Quando, admirado, indaguei se haviam faltado só 48 votos, ele, matreiro, explodiu em gargalhadas:

- Não, primo, só tive 48!

Não faz muito tempo, um conterrâneo meu engendrou tática que julgara infalível, para aproximar-se mais do eleitorado da zona rural, em sua campanha a vereador.

Adquiriu em São Paulo uma velha máquina fotográfica, modelo lambe-lambe, daquelas em que o fotógrafo se cobre com um pano preto e fica por detrás daquela caixa quadrada montada sobre tripé. Na Praça Dr. Carlos, em Montes Claros, ainda podemos ver algumas dessas prosaicas máquinas fotográficas em pleno funcionamento...

Pensou o meu conterrâneo em fazer fotos pelos grotões porteirinhenses e presentear as famílias com aquele mimo, adornado por vistoso porta-retrato.

Para que sua idéia florescesse e desse benfazejos frutos eleitorais, tinha que sair em todas as fotos, ao lado do vetusto chefe-da-família. Com esse objetivo, comprou um timer, também conhecido por temporizador, para que a máquina fotografasse sozinha, depois de feitos todos os ajustes de foco, abertura do diafragma e velocidade, em função da luminosidade ambiente.

Assim, saiu o Nelson Retratista radiante e esperançoso pela zona rural, tirando suas fotos.

Botava todo mundo na porta da casa, armava o tripé, fazia os ajustes, ligava o timer e corria para sair na foto.

Ia tudo muito bem, até que resolveu ir a um dos mais recônditos lugares do município, onde morava um pessoal meio chucro, quase bugre, que não conhecia nada dessas modernagens de tirar retrato. Nem mesmo sabiam o que era aquilo.

Nelson pediu que todos vestissem as melhores roupas e se postassem na frente da casa. Assim foi feito. Havia menino com um chinelo no pé direito e outro com o chinelo apenas no pé esquerdo... Alguns menores, por falta de roupa, ficaram pelados mesmos, agarrados na saia da mãe...

E Nelson foi pra máquina, ajustou o que devia, acionou o timer e correu. Quando correu, o pessoal achou que ele corria porque algo de ruim iria acontecer, que algo iria explodir. Aí só se viu gente quebrando mato nos peitos, numa fuga desembestada.

E foi um custo arrebanhar todo mundo de novo...

Itamaury Teles
Enviado por Itamaury Teles em 18/09/2008
Código do texto: T1183768
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.