VOU TENTAR SER POLITICAMENTE CORRETA...

Escrevi poucos dias atrás um texto("'E MEU!"!) sobre fato que me aconteceu nos anos 80.

Descrevendo dois personagens usei expressões "baiana de fala mansa... quanta redundância..." e "era um homem pequeno, nordestino nas feições e no moreno da pele".

Recebi um comentário elegante de um excepcional escritor desse nosso Recanto, mas evidentemente alertando-me para minha dupla gafe, já que no início do texto eu prometia ser politicamente correta...

O segundo comentário , de outro brilhante escritor do Recanto(para mim um dos melhores) que sempre me encanta com seus textos primorosos deixou-me triste e confusa. Nordestino que é, tratou de me "explicar" que no Nordeste existem pessoas de todos os tons de pele... Senti nas entrelinhas o tom da sua mágoa...

Fiquei imaginando um texto cujo personagem principal fosse japonês e assim o descrevesse: ... era um homem pequeno, oriental nos traços e na cor da pele... Ou quem sabe nascido no Rio de Janeiro: ... era um carioca de fala arrastada, quanta redundância... Teria também incorrido num erro, numa gafe? Não creio... não conheço japoneses de olhos amendoados e sou carioca, sei que falamos dessa maneira...

Não tive - em momento algum - intenção de ofender , mesmo porque ter mansidão e musicalidade na fala como os baianos têem, não é defeito, é melodia ; muito menos ter a pele morena , morenice que sempre invejei e desisti de ter, já que a exposição ao sol na juventude só me deixou de lembrança umas sardas...

Bem, curvei-me respeitosamente aos comentários e mudei a descrição dos personagens...mas posso assegurar que a baiana do texto tinha a fala mais mansa que já pude ouvir e que o tal homem , tenho certeza, não era dinamarquês...

Belinda Tiengo
Enviado por Belinda Tiengo em 14/09/2008
Reeditado em 16/09/2008
Código do texto: T1177584
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.