É Câncer!!


A notícia cai como uma bomba: é câncer. E, por mais que o diagnóstico seja apresentado num documento com a aparência normal e fria padrão dos laboratórios, o que se vê é um papel preto com letras cinza chumbo, decretando uma sentença de morte. Mesmo sabendo da insensatez dessa punição: como aceitar que uma pessoa pura e boa que só viveu para fazer o bem mereça um castigo tão cruel?
É como se um dragão se instalasse na vila, devorando primeiro as criações, depois as crianças, as mulheres... A população, impotente, acompanha as trágicas notícias a cada manhã, cada qual esperando a sua vez.
É câncer! É uma doença que se desenvolve dentro do próprio organismo, destruindo-o em nível celular... E aí, torna-se inevitável a comparação: nossa sociedade é um sistema vivo, como somos nós, seres humanos. E vem sofrendo há anos, décadas, séculos!, com vários tumores: violência, corrupção, medo, egoísmo, solidão, preconceito, ódio... e eles vêm carcomendo cada célula, cada membro e, com o passar do tempo, nos tornamos aldeões assustados, a espera apenas de que nossa morte iminente seja, ao menos, rápida e indolor.
Mas, assim como o doente de um câncer tem esperanças que se renovam a cada novo tratamento que surge, assim como os aldeões mantêm-se à espera de um cavalheiro capaz de destruir o monstro assassino, também nós, os cidadãos de bem que amamos nossa sociedade, devemos lutar com unhas e dentes para, se não eliminar, ao menos manter esse mal sob controle.
Não é fácil, exige esforço e pode ser doloroso, como sessões de quimio e radio-terapia, mas sem elas, estamos condenados.
Você já faz tudo o que está ao seu alcance para combater esses males? Nas eleições, escolhe os candidatos de forma consciente e acompanha seu trabalho durante todo mandato? Não se envolve em nada que incite a violência, não usa drogas, nem mesmo o álcool? Adquire produtos e tem atitudes ecológicas e politicamente corretas? É honesto, faz o bem, odeia a "lei de Gerson"? Nunca teve preconceito e trata com igual respeito de crianças a idosos, homens e mulheres, ricos e humildes?
Ótimo! É meio caminho andado e o tratamento deve mesmo começar em cada um de nós. Porém, ele não se basta e deve estender-se para todos aqueles sobre os quais tenhamos alguma influência. Está na Bíblia! Ao receber os talentos, ganhou mais a afeição de seu senhor aquele que os fez render, ampliarem-se. Então, não basta sermos células saudáveis, quando todas as outras, à nossa volta carregam em si os genes destrutivos que levarão nossa sociedade à morte.
Sabemos que nossos esforços nem sempre renderão os frutos esperados e necessários, porém, diz o ditado: quem não tenta, já errou!