CAXIAS DO SUL - Uma viagem!


Como é possível alguém apaixonar-se por uma cidade à primeira vista, assim sem mais nem meio mais? Pode sim, essas coisas são mais comuns do que imaginamos, e eu mesmo sou testemunha dessa verdade porque aconteceu comigo. Morri de amores por Caxias do Sul quando a visitei no dia doze de agosto. Sua beleza atraente e sui-gêneris, a simpatia espontânea do seu povo educado, o ar de pequena/grande cidade que abre os braços sorridente ao visitante e o faz sentir-se em casa e aquele aconchego repentino capaz de nos cativar sobremaneira.

Saímos de Gramado por volta das sete horas da manhã, após o desjejum do hotel. Alugamos um carro e saímos, eu e minha esposa, a percorrer o deslumbrante cenário da Rota Romântica, nossos olhos procurando captar e guardar com muito cuidado cada detalhe sutil e belo que envolve essa estrada encantadora. Um verdadeiro espetáculo natural de tirar o fôlego e surpreender cativando, embevecendo e nos deixando literalmente nas nuvens. O verde exuberante vestindo o chão das serras, as casinhas emolduradas pelo fascínio das plantas, chaminés de onde saía esmaecente fumaça, gado pastando na terra de fartura, homens e mulheres indo e vindo tanto na rodovia quanto pelos campos verdejantes. Um paraíso!

Esse banho de beleza nos cobrindo a alma nos fez esquecer do tempo, do presente, dos momentos, dos compromissos, das tristezas e das saudades. Foi assim, nesse estado nirvana, que chegamos a Caxias do Sul depois de passar por diversas localidades cujos nomes não gravei nos arquivos da memória tamanha a sensação de liberdade e despreendimento de qualquer coisa que não fosse o leve e gostoso peso daquele instante quase mágico vivido no interlúdio da Rota Romântica.

Nossa intenção era seguir para o Shopping Iguatemi, embora não conhecéssemos um palmo diante de nós da cidade. Tínhamos um mapa, mas sabemos que diariamente ocorrem mudanças nos centros urbanos motivadas por fatores diversos. Conduzindo o carro devagar e com cautela, verificando o mapa, olhando o nome das ruas, resolvemos ir ao posto de gasolina mais próximo com o intuito de pedir informações de como chegar mais rápido ao nosso destino, sendo recebidos com solicitude por um senhor de meia idade. Ele foi bastante gentil, inclusive quando saímos já orientados, momento em que levantou o braço pedindo aos outros motoristas que por ali circulavam passagem para nós, dando prioridade ao nosso veículo. Agradecemos cativados por tamanha solidariedade de alguém que nunca nos vira antes e demonstrava uma fraternidade quase inconcebível em determinadas cidades brasileiras.

Atravessando ruas e avenidas, cruzando ônibus e olhando a cidade que nos acolhia com tão extraordinária gentileza, finalmente avistamos o shopping. Alí ficaríamos até depois do almoço, em seguida iríamos visitar os diversos pontos turísticos que fazem de Caxias do Sul a princesinha de cabelos loiros e olhos azuis.
Gilbamar de Oliveira Bezerra
Enviado por Gilbamar de Oliveira Bezerra em 13/09/2008
Reeditado em 14/09/2008
Código do texto: T1176739
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.