DA ANÁLISE DO SER OU ESTAR

Um texto bem escrito, confissões por inteiro, mergulho nas águas profundas do passado, trazendo à tona imagens que a lembrança teima em não sepultá-las, estabelecendo comparações de vidas vividas com vida de agora, imagens que se entrelaçam e se confundem...

Eis do que trata o belo texto de Maria Olímpia Alves de Melo, postado aqui neste Recanto, escrito dentro de uma cozinha branca com rosas em cima do fogão e gatos imaginários espalhados pelos cantos, elaborado enquanto esperava que o seu microondas apitasse e informasse pra ela que as pipocas com gosto de manteiga já estavam prontas . A praticidade do microondas fez lembrar a autora o fogão de lenha de sua vovó e estabelecer comparações entre o que hoje achamos inconcebíveis e as facilidades que nos são proporcionadas no agora.

Ora, sabemos nós, que a vida de Maria Olímpia Alves de Melo, que costuma dela falar em suas crônicas é rica em acontecências , mas o momento de solidão, de carência aconteceu, e ela desnudou-se e mostrou-se de alma inteira e fez desse momento a análise do “ser ou estar” .

Todos nós temos os nossos momentos de solidão, de tristeza de carência, de raiva, por mais que tenhamos uma vida bem estruturada no campo material e afetivo. Não fujo à regra e também chuto pedrinhas, mais para espantar as minhas decepções o meu assombramento diante de reações adversas do ser humano. E se eu fosse relacionar as coisas do meu desgostar , veria o leitor/leitora que até não sou lá muito exigente, pois o desgostar pra mim é a falta de amor, compreensão, amizade, reciprocidade, tolerância, ombro amigo... E por ai vai...

Maria Olímpia Alves de Melo falou bonito na sua crônica do existencial, da sua solidão da sua saudade... já eu, enveredei pelos meus não gosto/desgosto, talvez por me ver enredada neste momento, por um processo de observação indistinta e impessoal do comportamento humano. ..

BASEADO NO TEXTO DE MARIA OLIMPIA ALVES DE MELO "COMENDO PIPOCA NA COZINHA BRANCA E FRIA"

Zélia Maria Freire
Enviado por Zélia Maria Freire em 11/09/2008
Reeditado em 11/09/2008
Código do texto: T1172380
Classificação de conteúdo: seguro