Vocação pra Vida.
Assim como quem levanta o pé para desviar de um buraco, e arrasta os chinelos pra deixar cair a areia da praia, assim como quem sai de dentro do carro. Dei um passo em direção ao possível brilhante futuro. Foi assim que escolhi o curso universitário.
Talvez deveria ter deixado o curso me escolher ao invés de escolher o curso.Se a vida é um rio que corre em direção ao mar; como pode o rio escolher o curso, se esse já foi traçado? O rio corre e pronto.
A Juliana e sua formação em psicologia disseram para fazer arquitetura. Arquitetura. Arqui Teatura. Arqui Tetar. Arquitetante. Arquiteto. Arquitetura? Vivemos em um mundo em descontrução, penso se não seria presunção ainda arquitetar.
Mas depois de todas as sessões de psicologia vocacional, arquitetura ganhou de todas. De zootecnia. Que diabos é zootecnia? Ganhou de Artes, e em artes foi um pontuação alta. Quanta inutilidade ser artista.Sem rentabilidade, equilibrio, constância, enfim parece a vida! Não dá. Arquitetura abateu Ciências Sociais, esse curso sem prestígio que tenta explicar o curso da humanidade. Não seria um curso muito largo, e profundo para um curso tão comum? E como mudar apartir de um curso a humanidade?
Eu sempre estrago tudo me perguntando demais.Seria dom para qual profissão?Ainda não achei, será?
Estava eu com a Juliana, a psicologia, a zootecnia em mente, e a inscrição para o vestibular na frente. Dá uma vontade de ameralar.
- Quero ser nada não! Nem astronauta, nem peão ou doutor, quero ser cantor de bera de praia, vendedor de pamonha, quero ser consertador de elevador.Quero ser tudo, mas nada em especial. Mas diante de mim as opções; Curso: 1ª 2ª e 3ªs opções. Nossa quanta opção! Mas existe ao menos uma opção de verdade? Cadê a opção de saber quem eu sou primeiro, e o que fazer depois? Não tinha.
Essa fase é terrível! Eu estava com o dispositivo secreto em mãos, pronto para acionar a super opção de fuga, porque o desespero subia como cálice de vinho no inverno. Mas como quero salvar o mundo, então o curso de héroi que devo escolher deve ser.....opção 1- Supergirl, opção 2 - Mulher Maravilha, opção 3- Shirra. Alguém lembra da Shirra?
Letras ou Medicina? Psicologia ou Engenharia? Quanta opção! Não tem teste vocacional pra vida e me colocaram pra viver, agora parece que vivo sem vocação. Eu nunca tinha me dado conta até então, que pra nada era vocada, além de ser eu mesmo e só. Não dá pra ser só assim?
Lembra de todos os sonhos antes da faculdade? Algum se tornou realidade além do fato de se formar? Se formar em que? Você se manteve idealista, sonhador e sincero, ou se tornou um horror? E agente dá curso ao curso, ou o curso da curso agente? E a vida da curso ao quê? E o rio?
Eu me achando imortal, livre de todo o mal, quis abraçar o mundo, optei por ser um pouco de tudo, um pouco de nada, muita coisa e coisa nenhuma. E agora eu sou formada? Se não sou formada, sou deformada? São eles que nos formam? Formam os seus sonhos em padrão, ou deformam sua visão?
- Deixa de ser besta idealista menina! Escuta a experiência! Foi o que disse a minha tia. - Assinala logo a opção que te dará mais dinheiro, assim sim,terá futuro ceteiro.
E a vocação pra vida, não tem nome, gradução, mestrado ou garantia. - Ah! Me deixem simplesmente viver!