O RETORNO

De uma vez por todas Jesus pretendia, naquela reunião, botar um ponto final naquela infinita discussão sobre sua volta à Terra. Na última reunião havia sido concenso: está textualmente prevista no Livro Sagrado o seu retorno. A reunião foi então encerrada, tendo sido programada nova reunião para tratar dos detalhes da tão alardeada (aqui na Terra) volta de Cristo. Num clima tenso Cristo agradece a presença maciça dos santos e santas e, após breve oração clamando ao Pai que guiasse os trabalhos daquela manhã rumo ao melhor desfecho possível, abre os trabalhos:

- Caros irmãos em mim, desculpem meu atraso para a reunião, mas foi por um motivo que mais tarde todos compreenderão. Espero não ter que tomar-lhes muito de seus preciosos tempos, pois sei que todos aqui têm uma longa lista de orações de devotos a serem atendidas e tenho fé em que antes do almoço chegaremos a uma solução para a questão de minha prometida volta à Terra.

São Paulo pede a palavra:

- Santíssimos companheiros e companheiras em Cristo, por falar em preces a serem atendidas acabo de me lembrar de um projeto que submeti à apreciação dos Senhores há mais de um século pedindo a canonização de Martinho Lutero pelos relevantes serviços prestados a todos os santos, pois se não fosse a Reforma Protestante, que proibiu a adoração aos santos, imaginem como a gente não estaria atolado de serviço com aquela super-população que a Terra tem hoje em dia? Imaginem se todos os evangélicos, petencostais e cristãos não-católicos do mundo todo rezassem para a gente!

- São Paulo, por favor - disse Jesus - este tema não está na pauta da reunião, e ademais você já sabe bem o que Eu penso sobre esse assunto, pois a carga de trabalho que saiu das costas de vocês você sabe muito bem nas costas de quem caiu, né? A além disso o Lutero já disse que não quer ser santo, afinal, quem é que rezaria para ele, se foi ele mesmo quem proibiu essa prática?

Santa Terezinha acaba com o assunto:

- Bom gente, dando então início ao tema da pauta eu gostaria de saber se nesse novo retorno o Senhor vai ou não nascer de novo de uma virgem.

Ao ouvir a questão Santa Maria, mãe de Deus, ficou visivelmente aborrecida e, transfigurada, põe-se de pé e dispara:

- Eu simplesmente não acredito que essa discussão vai voltar à tona! Sua Santidade, que faltou à última reunião, pelo visto não se deu ao trabalho de ler a ata preparada pelo Espírito Santo, não é mesmo?

Sem graça, Santa Terezinha reconhece a gafe.

- Pois bem - prossegue Nossa Senhora - quando tiver um tempinho a Senhora vai ver que foi decidido, por ampla maioria, que MEU FILHO (e disse cada letra em maiúsculo e negrito) vai voltar com a idade em que saiu de lá, pois sua missão agora é apenas a de resgatar os eleitos para a vida eterna.

Aqui me permitirei abrir um pequeno parênteses para observar que a possibilidade de que Jesus nascesse novamente na Terra de outra virgem era um assunto que mexia com os nervos de Santa Maria (São José também nunca se entendeu direito com o Espírito Santo), pois considera inadmissível a idéia de ter que dividir o posto de Mãe de Deus com outra. Cá entre nós, Nossa Senhora é uma santa meio amargurada. Nunca assimilou bem duas injustiças das quais se julga vítima: primeiro o pouco caso que os cristãos não-católicos têm pela sua figura, e segundo o fato dos seus próprios cultuadores terem o incrível mal costume de usarem a expressão “Virgem Maria” em situações adversas, na maioria das vezes. O sujeito, por exemplo, vê uma goiabeira carregada e exclama, pasmo de admiração: - Meu Deus, olha que coisa linda essa árvore carregada! Aí, pega uma goiaba, morde, olha e cospe fora, blasfemando: - “Vigi” Maria, está cheia de bicho!

Mas voltemos à reunião. São Francisco de Assis comenta:

- Santíssimos irmãos, aproveitando o fato de que foi lembrado que Nosso Senhor retornará à Terra como adulto, a questão que proponho é se Ele retornará com as feições que realmente tinha quando foi crucificado ou com aquelas feições européias com a qual foi retratado ao longo da História, com o aval das Igrejas.

O mal estar foi geral. Ninguém havia ainda pensado no assunto, e é claro que isso não era um mero detalhe. Diante do silêncio, São Francisco prossegue:

- Sim, porque se Ele retornar na versão original vamos ter problemas. Primeiro o de convencer que o produto é o mesmo embora a embalagem seja outra e, com o perdão da ofensa, piorzinha que o que se estava esperando. Segundo que vai haver uma decepção muito grande, especialmente das fiéis, que diga-se de passagem são a esmagadora maioria.

São Tomás de Aquino, vendo que ninguém daria solução para o problema, resolve mudar o rumo da prosa:

- Queiram me desculpar a intromissão, mas creio que, no momento, o mais importante é que decidamos quando se dará o retorno de Jesus. Salvo melhor juízo, não há nas escrituras qualquer passagem que especifique quando se dará a esperada volta de Nosso Senhor, mas apenas o anúncio de que ela ocorrerá. Então, conversando com meu grande amigo Aristóteles, cuja filosofia tive o prazer de cristianizar durante a Idade Média, e de quem me tornei admirador desde então, e ele me disse algo que julguei muito interessante. Eu até pensei em trazê-lo hoje à reunião, mas consultei ontem o Anjo Gabriel, que me disse que apenas a Santidade teria acesso. Vou então, eu mesmo, tentar dizer o que ele pensa. Segundo Aristóteles se alguém afirma algo como “um dia eu vou ser dono de uma fazenda”, ele não poderá ser desmentido enquanto viver. Apenas poderão dizer que ele mentiu se morrer sem concretizar aquilo que havia afirmado. Assim sendo, Nosso Senhor Jesus Cristo, sendo eterno, e não tendo especificado na Bíblia quando voltaria à Terra, pode postergar indefinidamente seu retorno e nunca, na verdade, cumprir o que prometeu, sem poder se logicamente acusado de não tê-la cumprido. Não é genial?

- Genial não, imoral, antiético, indignasse São Judas Tadeu, com o apoio de mais alguns.

Diante do clima pesado São Frei Galvão, primeiro santo brasileiro, introduz um novo tema:

- Irmãos, tem me preocupado muito a questão do local do novo nascimento de Jesus. Nascer de novo pelas bandas do Oriente Médio me parece uma loucura. Ademais, creio que Ele nem será bem vindo entre árabes, palestinos e judeus. Quero lançar oficialmente a candidatura do Brasil como país sede do retorno de Cristo. Afinal, somos a maior nação católica do mundo! Podia ser em 2014, na final da Copa do Mundo no Maracanã!

- Virgem Maria, isso com certeza não ia dar certo, Frei Galvão! - disse São Geraldo, olhando em seguida, sem graça, para Nossa Senhora. – Primeiro que numa final de Copa do Mundo os brasileiros (se estiverem na final) vão estar muito mais preocupados com a conquista do título que com a salvação da alma. E segundo porque aqui não tem espaço para fisiologismos como o que o Senhor acaba de propor não. Eu sei que o Senhor é novo por aqui, por isso vou lhe dar um desconto. Se os santos fossem fisiológicos como o Senhor está sendo, as preces dos italianos, seriam atendidas com muito maior facilidade que a de qualquer outro povo, pois é só você olhar em volta para ver que a grande maioria dos santos são da Itália.

_ O que todo mundo está esquecendo – disse São Judas Tadeu – é que Deus é onipresente, de modo que pode aparecer ao mesmo tempo em todos os lugares. Mas o que de fato tenho me perguntado é o seguinte: se o retorno se der ao meio dia em um certo país estará acontecendo à meia noite em outro e assim por diante, e vai parecer que o Senhor privilegiou o horário do retorno para alguns povos em detrimento de outros. Probleminha difícil de resolver!

Neste momento Santo Antonio pede a palavra e faz as seguintes considerações:

- O problema de onde Ele vai voltar e a que horas do dia ou da noite, Suas Santidades me desculpem, mas é irrelevante diante de outras tantas questões, como as que vou agora enumerar:

1- Que língua Ele vai falar?

2- Como Ele pretende lidar com os fanáticos do Islã? Ou alguém aqui tem a ilusão de que os talibãs vão se converter ao Cristianismo?

3- E aquele monte de chineses? Que culpa eles têm de terem nascido num país não-cristão? Vão todos para o Inferno?

4- E como Nosso Senhor pretende lidar .....

- Chega!!!!!, grita Jesus!

Timidamente, São Tomé, o que precisa ver para crer, observa:

- Senhor, me desculpe o atrevimento, mas o seu nervosismo diante dessa situação me leva a por em dúvida o dom da onisciência, que sempre lhe foi atribuído. Afinal de contas, quando o Senhor prometeu, na Bíblia, que voltaria, o Senhor já sabia, ou deveria saber, se tivesse onisciência, de todas essas dificuldades que estão sendo levantadas nesta reunião.

- Evidentemente que sim, meu incorrigível São Tomé! Por obséquio, Anjo Gabriel, faça entrar o meu convidado especial, cuja canonização provocou meu atraso a esta reunião.

Eis que, conduzido pelo Anjo, Santo Aristóteles, triunfantemente, adentra o recinto!