À Júlio o que é de César!
Isso não é literariamente correto. Revelar agora que o que escrevi a seguir é fato conhecido de todos. Bem, de quase todos. De grande parte da imprensa esportiva parece não ser. ...Ou talvez eles não sejam como eu, que dou tiro no pé quando esgoto os argumentos logo de saída. Mas vou deixar de nhém-nhém-nhém e entrar no assunto que é “inédito”: seleção brasileira!
...Pois é. “Alguém” elogiou a garra argentina comparando-a com a... A... Motivação contida, do Brasil. Imediatamente o nosso goleiro (que é bom goleiro) sentiu-se ofendido e tomou as dores do grupo.
Vamos aos fatos: - seleção de 70 (com Pelé e tudo) - saiu para a copa debaixo de críticas. Ganhou a copa. - Seleção de 74 - festejada e cheia de novos craques - perdeu a copa. Seleção de 78 - Coutinho, Zico e Cia! Uma festa só. Perdeu a copa. Seleção de 82 - A maravilha das maravilhas, goleadas após goleadas! Perdeu a copa da Espanha! Seleção de 86 - corrigiria todos os erros da outra e levava a confiança e a mágica do local (México). Perdeu. Seleção de 90. Havia certo otimismo (talvez o mais contido). Perdeu também. Em 94, todo mundo sabia que não ganharíamos com aquele time inexpressivo (exceto o Romário e o Bebeto). Ganhamos jogando duríssimo na marcação! 98 era só festa! Perdemos de novo com aquela exibição bisonha e os maus súbitos. Com Felipão a campanha de classificação foi desastrosa. Isso fez a imprensa (que queria o Romário de qualquer jeito) desdenhar do grupo. Não deu outra! Fomos campeões! Dessa de 2006, nem vou falar. Era um estrelismo de dar dó, pelo menos pra quem não tinha memória curta. Lona! Perdemos de novo. Por aí já dá para apreender que: Criticar é bom para cutucar os caras. Elogiou, eles se inflam e esquecem que são mortais.Como sabemos que isso funciona em qualquer competição, principalmente valendo pra copa, como agora, certamente qualquer crítica será bem vinda, principalmente de quem tem a mídia ao redor.
...E ela (a mídia) que não tente convencer o público que este jogo com o Chile foi de alta qualidade porque não foi. A defesa chilena é que é ruim mesmo. Quanto ao Brasil, a primeira vitória em 6 jogos fora de casa provou: Lula tem razão e Júlio César está errado.