CT3

27.02.06

ILUMINAÇÕES

1

Escrever "Iluminações" sucessivas!!

2

Visitar o momento, em breves instantes!!!

3

Rezar um terço e guardar 2/3 restantes...

Quem escreve tudo o que pensa, pensa muito pouco!

Publiquei há pouco um pensamento: "carnal", pertence a este dia!

#

REFLEXOS

1

Quando as palavras são uma descoberta, penso andar perto do poema. Quando são uma procura, também lá posso ir dar...

2

sem personagens a um osso

- Quando você quer rir, como faz?

- Olho para a tua cara?

- Foi o que eu pensei!...

- Por isso está a olhar?

- Não está dando resultado? Ou está a controlar... Para não engasgar?

- Olha... Deixa de pensar em voz alta!!

- Mas, era para ter piada!... Nem Pio, não digo mais nada...

- Ah! Ah! Ah!…

- Que foi agora?

- Não vê o cara que foi embora?...

- O que estava aqui a falar sozinho?

3

CARNAVAL/ CARNAL

Sentidos ativam a carne/ freme de desejo

Espírito manifesta-se/ naquele corpo

Quer a quietude, reflexão!/ agora o meu

Denise/ FCoimbra

POETRIX inicial - Denise

CARNAVAL

Sentidos ativam a carne

Espírito manifesta-se

Quer a quietude, reflexão!

PÕE...TRIX

CARNAL

freme de desejo

naquele corpo

agora o meu

.!.

#

ASSIM

1

REGISTO

voar não é coisa simples

quando não sentimos as asas

para imaginar a acção

temos sempre a música

e o olhar simples

onde registamos a vida!

2

DOTE

dou-te a ler

sua leitura,

é toda tua

3

TINETA

ainda me falta

escrever um poema

que lhe sinto

ainda a falta

a pedir penitência

jejum, abstinência?

A

#

CONSIDERAÇÕES VÁRIAS

1

onde lanço âncora

quando a palavra começa imediatamente antes de se continuar numa outra e outra e outra até nunca mais acabar a sua performance idealizada ideia entrando por uma frase sem parágrafo enquanto se grafa um pensamento ininterrupto que irrompe e sai sem saia feminino para afinal ser andrógino pensamento sobre um momento entrelaçando os géneros num híbrido verso cuja libido lido à força de chicote no ar com o silêncio das formas onde o som fala a fala dos dizeres dando-se a ler como uma equação erguida à máxima potência do mínimo denominador de todas as coisas que se dizem conjugando com o máximo divisor comum todas as ideias comuns ou não comuns onde, sem interrogações se derrogam sonhos sem sentido com o sentido consentido por eles de serem como navios em terra de viagens no mar: onde lanço âncora.

2

parece simples

se dizer o que se vê quando se olha

uma foto ou outro facto qualquer...

desse um poema semelhante a este

onde o esforço é nenhum e tudo...

a poesia seria semelhante a pensar

com as palavras coisas sensíveis...

onde a nossa sensibilidade se sente

até que um dia a vida pára simples

3

tolerância de ponto

Uns fazem poesia, outros comem petisco. Eu faço poesia e como petiscos, mas há coisas que são incompatíveis. Com "tolerância de ponto", tudo se torna mais fácil.

#

COMENTÁRIOS

Condicionamentos.../ Incondicionais/// GRILHÕES.../ Soltos aos ais// Que aprisonam o SER,/ ou entregues assim// Invisíveis e Inconscientes!!!/ nu esperanto da leitura

Enviado em 27/02/2006 17:09

para "Condicionamentos..." - Juli

Parece-me que o grande problema que aí se põe "na periferia" é dar educação para depois... poder ensinar. Ora não há um "depois" nessa necessidade e, conseguir educar e ensinar, às vezes é como extrair a raiz quadrada a uma planta!...

Enviado em 27/02/2006 16:56

para "Acorda Professor( da periferia)" - Eli Nascimento

De Carnaval em Carnaval, um convite para voltares ao texto onde deixaste comentário, acrescentei mais texto(s). Bjs

Enviado em 27/02/2006 16:43

para "CARNAVAL//CARNAL" - Denise Severgnini

Boneca Quebrada/ Adeus Inocência./ Morreu o bebé/// Jogada num canto/ Boneca aviltada/ Perdeu a cabeça// Cedeu seus encantos/ Sentiu-se a menina/ e já não brinca// Para inocência perdida/ Tratada como libertina/ nem desatina.../// Lina/ Kathleen ML/ FranciscoC

Enviado em 27/02/2006 15:47

para "Duplix: Boneca Quebrada - Lina - Adeus Inocência. - Kathleen ML" - Lina

Já tinha reparado, hoje comento aproveitando agradecer teu comentário. A dupla utilização, SEPARADOS, torna Física a Metafísica dos dois poemas: comunicando entre eles... a separação & a poesia. Abraços.

Enviado em 27/02/2006 14:40

para "SEPARADOS" - Elias Borges de campos

"Onde você me encontrar eu estou, onde me procurar eu vou, onde você estiver eu acertou!...", acerta com o Samba moça!! Bjs

Enviado em 27/02/2006 13:50

para "O INCONSCIENTE É UM CÃO" - Débora Denadai

Sento, olhando o mar... Releio o poema, sem pressa, presa e caça_dor... As palavras, uma por uma, fazem o mar... Bom onda!!

Enviado em 27/02/2006 12:56

para "Dueto: Inspiração a um Poema/ As Águas que Correm - LuliCoutinho/ Francisco Coimbra" - LuliCoutinho

1

a difícil Matemática do ensino

Parece-me que o grande problema que aí se põe "na periferia" é dar educação para depois... poder ensinar. Ora não há um "depois" nessa necessidade e, conseguir educar e ensinar, às vezes é como extrair a raiz quadrada a uma planta!...

2

TRIPLIX

Boneca Quebrada/ Adeus Inocência./ Morreu o bebé

Jogada num canto/ Boneca aviltada/ Perdeu a cabeça

Cedeu seus encantos/ Sentiu-se a menina/ e já não brinca

Para inocência perdida/ Tratada como libertina/ nem desatina...

Lina/ Kathleen ML/ FranciscoC

3

DUPLIX

Condicionamentos.../ Incondicionais

GRILHÕES.../ Soltos aos ais

Que aprisionam o SER,/ ou entregues assim

Invisíveis e Inconscientes!!!/ nu esperanto da leitura

Juli/ FC

Francisco Coimbra
Enviado por Francisco Coimbra em 27/02/2006
Reeditado em 27/02/2006
Código do texto: T116680