O Enígma do Ovo Duplo

A banha já borbulhava na frigideira, e a fome doía no estômago causando uma louca ansiedade para ser eliminada com a degustação de um ovo. Cauteloso, quebrei a casca do mesmo e o derramei, mas uma descoberta assustadora me fez alarmar a todos da casa:

— Venham, corram. Venham ver que loucura!

— O quê? O quê é que é, papai?

Dizia um, dizia outro e todos corriam em disparada rumo ao fogão.

— Sei lá! Um mistério. Uma coisa estranha da natureza. Um inexplicável!

— Como assim, papai?

— Não dá pra entender! Parece mesmo que o mundo está ficando louco e nem se pode mais comer um ovo frito como antigamente — questionei incrédulo, frente a tal descoberta.

— Que está acontecendo ai? — gritou minha vizinha bem tronitoante, correndo casa adentro em desespero.

— Sei não! Ao que me parece nesse ovo sairiam dois pintinhos.

— Grande coisa! — rebateu alguém bem pertinho do meu ouvido acrescentando com sarcástica zombaria: — já vi dois pintinhos saírem dum mesmo ovo. Grande novidade! Que besteira!

Mas... Não assim! Igual a este ovo, não! — falei ríspido e autoritário.

— Deixa-me ver, deixa-me ver, com licença, com licença — todos de casa, cheios de curiosidades com o fala-fala, se acotovelavam num agitado empurra-empurra frente ao fogão.

Então falei aos berros:

— Crianças, cuidado com esta banha! Não vêm que está muito quente! Cuidado!

Ahhhhh!

Ohhhhh!

Uníssonos, todos repetiam espantados depois da confirmação, e um rígido debate se instalou:

— Como pode? Quer dizer que.....

— Não! Isto não! Isto não é possível.

Cada um narrava sua louca teoria, mas findava achando-a inviável. E, nesse ínterim, surgiam as mais variadas questões dignas de tese de doutorado:

— Será que isso poderia acontecer com seres humanos, ou seja: um zigoto com esta estúpida anomalia? Só espero que jamais aconteça.

Ponderou um outro, sentado numa cadeira, com pose de mais biologicamente entendido. Já, outros, assim se manifestavam:

— Nenhuma professora me falou desse assunto! Já imaginou se isso ocorresse com uma vaca, ou com uma égua?

— Eu não gostaria de ter acontecido com a minha mãe. Já pensou, eu ter nascido com um irmão por dentro de mim? Como ele poderia andar?

— Pois é... Vocês estão vendo? Isto é mais uma estupidez feita pela gloriosa natureza: quebrei um ovo pra comer, mas dentro dele havia um outro divinamente normal: com casca, clara e gema. O que quer dizer que nasceriam dois pintinhos, só que um por dentro do outro. Já viram, ou, ouviram, coisa igual?

— Nããããão!

Quebrei outro ovo, fritei-o, e comi cismado.

José Pedreira da Cruz
Enviado por José Pedreira da Cruz em 27/02/2006
Reeditado em 01/11/2007
Código do texto: T116665
Classificação de conteúdo: seguro