Homens trabalhando

Ao dirigir por uma agitada rodovia, um movimento a alguns metros da estrada chamou minha atenção. Olhei e percebi que se tratava de vários homens sobre um prédio. Estavam 'batendo laje'. Creio que é assim que falam os homens que assentam um concreto e vigas sobre o teto. A cena fez-me lembrar do dia em que sentada diante do sofá, assistia a um programa humorístico da Rede Globo. O personagem, interpretado por Miguel Falabela, discriminava os pobres de nossas cidades. Dizia ele: "Não há coisa mais POBREEE do que aquele monte de homens batendo laje!". Para aqueles que não o vêem apenas como um personagem e sim como um formador de opinião, acabam julgando certo o que ele dizia. Eu porém digo: Há uma coisa muito linda em homens que se juntam para ajudar a construir o teto do amigo!! Isto é fantástico!(mais uma vez lembrando a emissora). É um exemplo de união, fraternidade, solidariedade, amizade. Todos esses nobres sentimentos que os seres humanos conseguem expressar. Então, tenho a dizer, não há nada de pobre nisto, muito pelo contrário, há somente algo a acrescentar, aprender, riqueza. Ao final do trabalho, sentam-se e juntos festejam a conclusão da atividade com uma bela feijoada ou um típico churrasco. Queria que fôssemos capazes de nos unir mais vezes para boas causas como estas. Agora, sempre que vocês observarem tal cena, parem e reparem quanta energia bonita tem ali. Batam palmas e imitem atos semelhantes. Não podemos ter vergonha de nos unirmos e concentrarmos forças para o bem.