E o machismo?

Pois é, ontem assisti a mais uma palestra, afinal tem sempre alguém para dizer, e sempre alguém para escutar. Entre os ouvintes havia vários homens e mulheres. O palestrante, de maneira lúdica e divertida transmitia o seu recado com muito entusiasmo, animando a platéia que nem percebeu o tempo passar.

Tudo bem se não fosse um pequeno detalhe, ou talvez nem seja um detalhe, seja um grande assunto: As três primeiras pessoas que fizeram perguntas ao palestrante eram mulheres. Ele, com um certo ar de superioridade sobre elas respondeu usando as perguntas para se promover ainda mais. Quando no entanto, uma quarta pessoa o questionou, sendo desta vez um homem, antes de respondê-lo, educamente perguntou seu nome. E eu, de minha cadeira, fiquei a questionar: Porque as três mulheres não tiveram este mesmo tratamento? Sendo um empresário de uma forte rede de lojas do Brasil, deveria tratar a todos da mesma maneira, com a mesma educação e respeito. Ele ainda criticou escolhas sexuais de pessoas sobre as quais falava na entrevista, a platéia ouviu calada sua ironia e ninguém se manifestou contra. Será porque estavam diante de um representante da alta elite brasileira? Quem cala consente e compactua ou pelo menos contribui para que discriminação continue sendo feita naturalmente sem ninguém contestar. Se tratam mal o meu semelhante é a mim também que estão atingindo, pois, como diz Paulo Novask, somos todos um.