Uniformes e Rotinas...
Tão bom e interessante quando na década da vontade própria em tudo; nos deparamos com os uniformes do passado, este despertar me veio agora em plena manhã ao seguir rumo a padaria na compra daquela gostosa e deliciosa diária “broa de milho”, as moedas todas contadas num total de seis unidades perfazendo um montante sem troco, até me lembro o chegar do colégio nas tarde semanais da saudosa década de 70, quando eu e meus irmãos passávamos na padaria do bairro, e o pedido de mamãe era único, três “pães mineiros”, ao chegar em casa arriávamos as pastas, pois as mochilas ainda não faziam parte daquele cotidiano dos estudantes e sim as vistosas pastas de fecho, assim como todo aquele uniforme usado por mim e meus irmãos já que era uma das regras do colégio, “sapato preto”, “meias brancas”, “calça de tergal grená”, e “camisa branca de botão com bolso” e o imponente escudo do colégio ali fincado, este para os meninos, já as meninas, tinham a igualdade do uniforme apenas nas camisas com bolsos, e usavam “Sapato boneca”, “saia rodada”, “meia branca ¾”, e se me faltou algum detalhe acredito que pode ser preenchido na memória dos que deram uma espiadinha nestas saudosas linhas e embebecidos pelo passado relembrem a sua história, uma historia contada a cada dia, que abriu espaço para o poderoso e simpático jeans, que fazia questão de dar câimbras aos olhos da diretora, quando um aluno por lá chegava nestes trajes e dizia que a calça não secou, e os uniformes daqueles tempos foram secando e dando espaço a liberdade do usar da forma que lhe apraz, a velha camisa de bolso hoje ainda que solitária deu espaço a malha desenhada pra toda hora, as salas de aula do respeito com os colegas e professores, hoje precisa ser vigiada pelos Conselhos Tutelares, ah, que saudade de um tempo onde a rotina não nos importava, onde os uniformes criavam seus times, e tão bom poder ainda ver remanescentes deste período como aquela sorridente menina de sapato boneca, saia rodada e blusa de botão caminhando pela calçada nesta manhã de inicio de dia.
Junior – Um sonhador