QUE É ISSO, MAJOR?

O QUE É ISSO, MAJOR?

As palavras de Luiz Inácio, o ícone da estrelinha vermelha comparando a Petrobrás à mãe, não sei por que, lembrou-me uma anedota que se contava à época da repressão militar sobre a inteligência e discernimento de um presidente.

Diz a lenda, que ele queria se manter informado de tudo que acontecia no “braziu varemnós” para exaltar o milagroso desenvolvimentismo que ocorria como nunca se tinha visto antes...

Tudo ele perguntava ao Major, seu ajudante de ordens.

Não viajava tanto quanto o atual burgomestre, mas saía bastante de carro, preferencialmente pela Capital Federal e Cidade Maravilhosa.

É bom lembrar que um antecessor seu morreu em acidente de aviação.

Se bem que um outro morreria em acidente de carro...

Enfim, para morrer, basta o presidente estar vivo, não é Tancredo?

O general em seus passeios pelas estradas e avenidas, não podia ver uma placa que já mandava a pergunta:

Major, o que significa AVIBRAS?

Indústria Aerospacial, general.

O que ela faz em beneficio do povo brazileiro?

General, a Avibras Indústria Aerospacial é uma companhia brasileira que projeta, desenvolve e fabrica produtos e serviços de defesa. Fica em São José dos Campos.

Está bem... Está bem... Respondia o General que não tinha muita paciência para as explicações...

Major, o que significa SIDERBRÁS?

Siderurgia Brazileira.

O que ela faz em beneficio do povo brazileiro?

General, a SIDERBRÁS é uma holding estatal para o controle e coordenação da produção siderúrgica estatal.

Está bem... Está bem...

Major, o que significa PETROBRAS?

Petróleo do braziu, general...

O que ela faz em beneficio do povo brazileiro?

A Petrobras - Petróleo Brasileiro S/A é uma empresa estatal de economia mista, que atua no segmento de energia, prioritariamente nas áreas de exploração, produção, refino, comercialização e transporte de petróleo e seus derivados no Brasil e no exterior. Fica no Rio de Janeiro.

Está bem... Está bem...

Major, o que significa ELETROBRAS?

Centrais Elétricas Brasileiras S.A, general.

O que ela faz em beneficio do povo brazileiro?

A Eletrobrás é uma empresa de economia mista e de capital aberto sob controle acionário do Governo Federal brasileiro e atua como uma holding, controlando empresas de geração e transmissão de energia elétrica.

Está bem... Está bem...

Major, o que significa TELEBRAS?

Telecomunicações Brazileiras.

O que ela faz em beneficio do povo brazileiro?

TELEBRAS é uma sociedade anônima aberta, de economia mista, que...

Está bem... Está bem...

O major ficava meio farto das indagações, ainda mais porque o general nunca deixava terminar as explicações.

Major, está me chamando a atenção essa tal de EMOBRAS. Tem placas por todos locais. Essa deve fazer muito pelo povo brazileiro.

O significa EMOBRAS, major?

General, EMOBRAS significa...

EM OBRAS...

E segurou o riso como determina a hierarquia.

“Meno male” que nos tempos atuais, podemos rir das diatribes presidenciais.

Mas não sei o que é pior...

Não poder rir ou rir para não chorar...

-----------------------------------------------------------

Visite meu Blog APOSTOLOS DE PEDRO

http://apostolosdepedro.blogspot.com

Livros à venda nos sites

www.allprint.com.br

www.livrariacultura.com.br

Pedro Galuchi
Enviado por Pedro Galuchi em 03/09/2008
Código do texto: T1159825
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.