A vida independente

Uma das piores coisas de se morar sozinha é ter que encarar problemas gravíssimos, praticamente sem solução, como por exemplo, chuveiros queimados… é o tipo de assunto sério que você só dá valor quando realmente passa por isso. Uma menina mimada, com um pai e dois irmãos, que via chuveiros queimados funcionando magicamente no outro dia, lâmpadas que aparentemente nunca precisavam ser trocadas, torneiras que nunca precisavam ser arrumadas, de repente se depara com isso: o chuveiro queimou e não voltou a funcionar. Então, como qualquer mulher independente, você faz o que qualquer outra faria no seu lugar, liga para um homem:

- O que eu preciso pra trocar um chuveiro?

- Ai, ai, ai (seguido de risos e tom de descrença) o que você vai aprontar menina?

- Arrumar o chuveiro, oras!

- Você mesmo arrumar?

- Claro!

- Vixiii, não faça isso… Espere eu sair do trabalho que eu vejo.

- Relaxa, eu sei o que to fazendo (respondo independente, superior, auto-suficiente e cool) . Só resta saber uma coisa.

- O que?

- O que eu preciso pra arrumar um chuveiro?

- Fora um adulto pra te supervisionar… Veda rosca e um chuveiro novo, aliás.. tem que ver se o problema é a resistência.. aí você só troca ela.

- Engraçadinho! Resistência? Aquela coisa dentro do chuveiro, né?

- Pode chamar assim se quiser (risos do tipo “só você mesmo viu”).

- Não, eu compro um outro mesmo, não complica.. Mas é só isso mesmo que precisa?

- Só ué, hum… uma chave de fenda também.. mas isso você já tem, né?

- Claro que não.. pra que eu teria uma chave de fenda?

- Ai, ai, ai (mais risos).

Depois de olhar a caixinha de energia (não me perguntem por que fui olhar), cheguei a conclusão de que precisava trocar mais uma coisa, então veio a parte dois… descobrir o nome daquilo que eu queria trocar, e novamente, como qualquer mulher moderna:

- Ei.. Como chama aquele trequinho que fica na caixa de luz?

- O fusível?

- Não, não.. esse eu sei qual é.. aquele outro negócio, que liga os fiozinhos.. aquele que você desliga, manja? Tem a chavinha do ligado e desligado (sempre muito precisa nas descrições).

- O disjuntor? (ele pergunta gargalhando)

- Issooo! Obrigada, beijo, tchau.

- Espera! O que você vai fazer?

- Nada, nada.. só queria saber….

Era isso, o disjuntor, eu acreditava que precisava de outro. Era de 40 Amperes, onde já se viu.. 40A… precisava de um mais “potente”. Cheguei naquele ambiente estranho, conhecido como lojas que vendem coisas que eu não uso.

- Boa tarde moço.

- Boa tarde, posso te ajudar?

- Sim, eu preciso de veda rosca, chave de fenda, chuveiro e um disjuntor.

- Certo, disjuntor de quantos Amperes?

- Err.. Não sei, de quanto você tem aí?

O moço olha assustado e diz meio perplexo:

- Bem, tem de 30, 40, 50..

- Issoooooo! 50… é de 50A que eu quero.

Com todo o equipamento, muito fácil.. só trocar aquilo. Que segredo teria, não? Mas ainda não sabia o que fazer com a tal veda rosca.. problemas a vista. Mas tudo bem, pra tudo se dá um jeito.. Na área de serviço, quando analisava como se substituía o disjuntor (acreditava ser esse o primeiro passo), chega um representante do sexo masculino:

- Que diabos você tá aprontando?

- Vou trocar o disjuntor e o chuveiro (respondo senhora de mim).

- Porque vai trocar o disjuntor?

- Sei lá.. vi que o da caixa de luz lá de baixo é de 50A, aqui no apê tava um de 40A, isso não deve estar certo.

- Meu Deus!!! M-E-OOO D-E-US! Sua doida!!! Tá certo!! É pra cair a energia quando tem sobrecarga, você tá querendo causar um curto? Blá blá blá (sermão, sermão, sermão) blá blá blá… Quem te disse que precisava trocar isso?

- Ninguém ué… mas é que eu não gostei de ter um de 40A, pareceu pouco.

- Doida (risos de descrença). E você já trocou um chuveiro na vida?

- Eh, bem.. então.. não.. estava justamente me perguntando pra que a veda rosca, só me informei até a parte do que eu precisava pra trocar um chuveiro.

- Deixa que eu arrumo isso pra você e esquece essas suas idéias com o disjuntor.

- Você sempre podando minhas idéias, deixa que eu arrumo o chuveiro.

- Idéias não, maluquices… e eu vou trocar esse chuveiro, NÃO DISCUTA.

Chegando no banheiro:

- Nossa! Pra que esse monte de fita isolante aqui? (apontando para a torneira de abrir o chuveiro).

- Porque dá choque.

- E você coloca fita isolante?

- Claro! Uma das poucas coisas que eu sei são as utilidades da fita isolante.

- Você já pensou que se dá choque é por um motivo?

- Sim, implicância pessoal.. ele me odeia!

- Eh, ou os fios do chuveiro estão ligados de forma errada.

- Hummm… tem um lugar certo pros fios?

- Mas claro! Não está vendo que cada um tem uma cor?

- Pois é, achei tão bonitinho… eu simplesmente adorei esse tom de verde.

- Ai!

Agora sei o porquê dos fios coloridos, pra que a fita veda rosca e o que é um disjuntor, mas continuo sendo a mesma menina mimada que não arruma o próprio chuveiro…

Maahh
Enviado por Maahh em 03/09/2008
Código do texto: T1159770
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.