Pedaços de Minas

Oh! Minas Gerais

Minas boas demais...

Tenho cortado Minas do Sul para o centro e vice- versa, pela rodovia Fernão Dias em viagens a trabalho. Agora a estrada está em boas condições de uso devido a privatização, mas ainda não tem pedágio. Gostaria de recomendar algumas paradas àqueles que querem conhecer um pouco de Minas Gerais. Não pare nos "GRAAL" isto é coisa de paulista e gringo, nada tem a ver com Minas. Pare na Venda do Chico para tomar lanche, comer broas, biscoito fofo, pau a pique e experimentar uma cachacinha com canecas esmaltadas, para aquele que não tiver dirigindo... Ouvir os passarinhos cantando, ou se na hora do almoço pare no restaurante do Chico, que fica a 100 metros da venda, lá tem lingüiça, frango a molho pardo, filé de tilápia, costelinha de porco, doces em pedaços, tudinho a preço mineirinho. Isto até eu divulgar aqui, pois a demanda deverá aumentar muito quando os vinte e cinco meus leitores começarem a freqüentar lá. Temos ainda no km 671, mais ou menos 380 km de Sampa, logo após a ponte do rio Grande, em frente ao GRAAL , a venda de Albertino e Eloísa, vale a pena, pastel de fubá, cachaças de todas as localidades de Minas, doce de goiabada cascão, queijos variados, almoço mineiro e preços módicos, é mesmo só! Ainda tem um bando de canários da terra que acostumaram a comer o fubá jogado no terreiro, só isso, para quem gosta, vale a parada, ainda a simpatia do casal vai de quebra. Mais a frente 100 km, temos dos dois lados da Fernão Dias a famosa Vaquinha, um lugar que antigamente, e acho que ainda hoje, é possível tomar leite tirado direto da Vaquinha de raça Jérsei, tem até uma feirinha lá que você pode comprar produtos orgânicos da melhor qualidade. Por toda estrada vocês verão pontos de venda de queijos, não os conheço, exceto um bem próximo da divisa com o estado de São Paulo, é o Laticínios Camanducaia, bons queijos e doces de goiabada cascão, mais ou menos no km 925, isto é, 30 km da divisa estadual. Em épocas das jabuticabas vêem –se os vendedores destas pela estrada, a 100 km de BH, são de ótima qualidade, em fevereiro os vendedores de marolo, você não conhece, não é? É uma fruta parecida com pinha, mas maior e de gosto mais forte, que dá um excelente doce quando misturado com doce de leite, mas cuidado, você pode não gostar, tem que ter tradição neste sabor. No frio, até Pouso Alegre encontram-se muitas barracas de venda de morangos, fresquinhos, pois são dali mesmo. Morangas, réstias de alhos, redes artesanais,... encontram-se ao longo da estrada. Minas é isto e muito mais, com sua rica culinária. Vocês ainda poderão ver um "Mar de Montanhas", mote estadual da campanha de turismo por Minas.

Retornem-me se aprovaram as minhas recomendações.

Um beijo.

Defranco
Enviado por Defranco em 31/08/2008
Reeditado em 16/07/2014
Código do texto: T1155433
Classificação de conteúdo: seguro