UM SORRISO FÁCIL

Este tema me chama atenção porque não são muito as pessoas que têm essa glória de esboçar sempre um sorriso fácil; daqueles que são extraídos da simplicidade dos momentos e que se concretizam como uma vertente de alegria, transmitindo eflúvios do coração, de tal forma que quem o ouve ou o vê, fica contagiado pelo otimismo e pelas auras de bom presságio que essa pessoa é capaz de produzir em cada ambiente que se dispõe a passar.

Recordo-me de um retumbante, histórico e gigantesco sorriso que um certo Oficial de Justiça – hoje aposentado – fazia soar, como um acorde, dentro dos corredores forenses desta minha Capital do Estado de Mato Grosso do Sul. Todos que estavam pela periferia paravam seus afazeres e aguçavam o sentido auditivo para poder ouvir, sem delongas, mas com satisfação, aquele estrondoso alarido que vinha dos corredores e atravessava as salas de audiências, onde alguns menos avisados, só conseguiam exclamar: - “Quem é esse felizardo que ri tão gostoso”?

Um certo dia, sem ter mais o que fazer, manuseando um periódico local, deparei com o horóscopo e sem muita vontade fui ler meu signo (libra). Não li o que esperava, mas achei algo que me chamou atenção. Estava escrito assim: - Se você está triste, cheio de dívidas e com problemas a serem resolvidos, não faça nada, apenas relaxe e dê um significativo sorriso, pois rir ainda é a melhor coisa! Nunca mais esqueci dessa lição, primeiro porque não era uma previsão normal dos zodíacos, - como sempre vemos por aí; mas, para mim foi algo grandioso, pois aprendi uma lição com aquela pequenina frase. Temos de aprender a lidar com nossas loucuras do dia-a-dia. Ficar nervoso, bravo, irritado, intolerante, são elementos da discórdia e não servirão para me ajudar a superar o problema que me aflige. Eu preciso de um elemento que me faça preencher espaços no meu coração e que me faça enxergar com “outros olhos” o meu problema. Assim, ao invés de esbravejar é importante eu parar e sorrir, com a simples idéia de que amanhã eu já não terei esse mesmo problema, pois assim eu posso encará-lo como maior tranqüilidade, até porque os entraves da vida não são eternos e surgem como forma de aprendizado.

Vez ou outra fazemos brincadeira com um amigo de origem nipônica que nos acompanha a muito tempo em nossas “peladas” de final de semana, pois ele é um exemplo de sorriso fácil e tudo o que falamos para ele se transforma num abundante e expressivo sorriso, mesmo que seja uma admoestação. Resultado: trata-se de uma pessoa cheia de atributos, honesto, leal, companheiro e nunca discute com ninguém. Assim, cheguei à conclusão de que ele é assim porque é inteligente e astuto para enfrentar os adversos da vida.

Outros amigos também esnobam sorrisos fáceis nesse contingente gigantesco de amigos que tenho a satisfação de conviver em alguns momentos de lazer. Eles sempre estão por lá, exibindo aqueles sorrisos, cada um a seu estilo, mas sempre deixando entre nós a sensação de que essas manifestações espontâneas através do riso nos trazem uma tranqüilidade de espírito, como se estivéssemos num imenso jardim rodeado de animais e pássaros e que todos eles aguçassem os ouvidos para ouvir o riso estridente e sincero dessas pessoas bondosas e de fino trato.

Por outro lado, como é triste e muitas vezes bizarro observamos um ser carrancudo e com fisionomia entornada num silêncio misterioso, que vez ou outra o interrompe para proferir impropérios e xingamentos a outro ser semelhante que nada tem a ver com o seu mau-humor. No mundo moderno onde a doenças coronárias vêm ganhando vantagem nas últimas décadas, pois a todo momento temos notícia de que alguém muito novo teve um ataque fulminante no miocárdio, não é de bom alvitre que tenhamos reações que beiram à insanidade, quando não conseguimos superar nossos problemas. Quem age assim, certamente morrerá mais cedo, pois esses gestos refletem para o próprio interior selvagem o que aquela pessoa está produzindo dentro de si próprio. Isso também acontece com quem guarda rancor e tem espírito de vingança, eis que tais pessoas passam a ser reféns de sua índole maldosa, considerando que querem semear o mal como desfrute de uma revanche. Isso se transforma numa bomba que pode implodir.

No mundo moderno cheio de surpresas e desavenças, temos de aprender a superar as barreiras, de forma que os sacrifícios não se transformem num mal interior, transferindo essas emoções para nosso organismo que se ressentirá a cada golpe de nossas psicoses.

Assim, ao invés de procurarmos medida paliativas e agressivas ao próprio organismo – os remédios em geral – temos de ter uma vida saudável, porque assim iremos desenvolver uma vida taciturna e voltada para as coisas agradáveis, que não estão vinculadas apenas aos momentos de lazer, já que podemos transformar o ambiente de trabalho em algo mais sereno, através de gestos humanitários e de um comportamento compatível com a expectativa de nossos agregados. Assim, nascerá um chefe menos rancoroso e mais humano, cuja ordens serão recebidas com respeito e com reverência, ao invés de imposições e determinações ditatoriais que também serão cumpridas, mas com o reverso das energias negativas.

Termino essas minhas ponderações com um silencioso mas expressivo sorriso, o qual quero repassar a todos sem distinção, de forma que todos nós, saibamos utilizar nosso poder da bondade que, sem sombra de dúvidas, pode começar com um largo sorriso.

Machadinho
Enviado por Machadinho em 27/08/2008
Reeditado em 27/08/2008
Código do texto: T1148518