Lista de Presença

Lista de Presença

- Senhoras, senhores, infelizmente, a lista é maior do que imaginávamos e todos sabemos o resultado. Assim, para facilitarmos o trâmite, quando eu chamar pelo nome, ao invés de “presente”, favor responder apenas o status atual, certo? Outra coisa, a chamada será por ordem de chegada, e não alfabética, como fizemos anteriormente. Obrigado. Contarei até 4, então começo.

- Pachira aquática!

- Morta

- Pithecellobium!

- Mortinha da silva

- Eudocimus ruber!

- Morto.

- Arapaima gigas!

- Morto.

- Rhaphidon vulbinus!

- Morto, e sem direito a funeral. Desculpe, foi só uma tentativa de descontrair.

- Bixa orellana!

- Cada vez mais morta.

- Bradypus variegatus!

- No descanso eterno.

- Egretta alba!

- Extinta.

- Senhoras, senhores, tomem cuidado com os termos, aprecio a efervescência do humor, quando V. Sas. preferem uma alternativa, ou um sinônimo para vossos atuais status, mas, sra. Egretta alba, ainda não foste decretada à extinção.

- Prefiro quando me chamam de garça branca – exclamou Egretta alba.

- Muito justo, mas, se não realizarmos esse trabalho a contento, não serás mais chamada por nome nenhum. Silêncio. Silêncio e ordem no recinto. Vamos dar prosseguimento à sessão.

- Opisthocomus hoatzin!

- Defunto.

- Anhima cornuta!

- Defunta.

- Cecropia!

Nada.

- Cecropia. Cecropia!!(...) Imabúba!

- Derrubada.

- Hydrochoerus.

- Morto.

- Euxenura maguari!

- A sete palmos.

- Ardea cocoi!

- Na terra dos pés-juntos.

- Ajaia ajaja!

- Morta.

- Chrysoptilus punctigula!

- Morto.

- Mycteria americana*.

- Mortos.

- Pulsatrix perspicillata.

- Finito.

- Muito bem, a administração agradece a paciência de todos, agora é a hora dos cumprimentos entre V.Sas, e não nos esqueçamos de congratular todos os brasileiros e brasileiras envolvidos neste crime hediondo chamado “Devastação da Amazônia”.

*Houve muita confusão, logo no início, na entrada, quando dois espécimes Mycteria americana (urubu-moleque), desentenderam-se com uma família Pulsatrix perspicillata, também conhecida por murucututu ou coruja-do-mato. A contenda quase chegou às vias de fato, visto que o casal de urubus-moleque alegava que a coruja-do-mato, ou murucututu, escondia-se atrás do nome Pulsatrix, achando-o mais pomposo e tendo mesmo vergonha de seu nome de batismo tropical.

Foi necessária a intervenção de um Arapaima gigas (pirarucu), para acalmar os ânimos. “Nada, porém, foi resolvido, queixou-se o urubu-moleque, pois quando me chamam de Mycteria americana, deixo de me sentir brasileiro”. “Talvez isso não tenha mais importância, disse o Arapaima gigas, perdendo a conclusão do raciocínio, pois uma voz ágil interveio: “Lógico que não tem mais importância, você está morto”. Era a coruja-do-mato, que saiu voando, com o urubu-moleque em seu encalço.

Bernard Gontier
Enviado por Bernard Gontier em 27/08/2008
Reeditado em 03/10/2013
Código do texto: T1148356
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.