Fim das Olimpíadas de Pequim

As Olimpíadas chegaram ao fim.

Uma pena, já sinto saudades...

Tudo bem que no começo não me empolguei muito , acho que por conta do fuso de Pequim mas quando percebi já estava dormindo 5 horas por noite e ficando “ligadinha” na TV acompanhando desde saltos ornamentais a luta de boxe...Pasmem... Sem entender “pissirongas” de saltos ornamentais e muito menos de boxe eu cheguei a ficar horas acompanhando com a TV ligada madrugada adentro.

Espírito Olímpico???

Nem tanto... Pois na maioria das provas que acompanhei nem brasileiro competindo tinha. Sei lá o motivo, talvez seja mais uma “das loucuras de DONA LIANA”.

Valeu a pena ver e torcer pelo nosso TIME OLÌMPICO!!!

Time vitorioso!!! Vitorioso pela batalhas internas que tiveram que vencer ou as externas como falta de apoio , de patrocínio ...Coisas típicas do nosso BRASIL.

O atleta brasileiro começa a “conquista pela medalha” muito antes dos outros atletas. Aqui, o atleta já inicia uma luta por medalhas 4 anos antes batalhando por patrocínio, por incentivo privado (do governo esquece!!!) e por isso considero TODOS , sem exceção, vencedores e merecedores.

Talvez exista uma exceção sim... O futebol masculino que mais uma vez decepcionou... Mas...Quando envolve “grana” (e neste caso é MUITA grana) fica difícil manter o “espírito olímpico” não é mesmo.

Foi quase um mês torcendo e vibrando pelos nossos heróis.

- Heróis como Cielo que me fez chorar diante daquele pódio e do primeiro hino brasileiro tocado em Pequim.

- A Maurren que venceu muitos e muitos obstáculos para chegar à Pequim e conquistar o ouro. Que história!!!! Talvez a vida tenha escrito certo por linhas tortas já que durante os anos de afastamento por dopping ela pode conquistar o melhor prêmio de sua vida: sua filhinha Sofia!!!

- o vôlei feminino que foi acusado de “time amarelão” e “pipoqueiro” e que mostrou que neste time, de AMARELO somente o OURO estampado no peito vitorioso de “nossas meninas”.

Muitas outras conquistas... Algumas medalhas de prata , muitas de bronze...

Somos BRONzil sim e com muito orgulho!!! Ou o 3° lugar , o terceiro melhor do mundo não têm validade hein??

Apenas destacaria dois exemplos que me marcaram dentre os muitos destas Olimpíadas de Pequim.

O primeiro é o judoca Eduardo Santos.

Não acredito que tenha uma só pessoa no país que não tenha se emocionado com aquele negão enorme chorando que nem criança e pedindo desculpas aos pais, lamentando não ter tido “competência para vencer o adversário”. Eduardo é um vencedor e se tem uma coisa que não lhe falta é competência.

Como não se orgulhar de um brasileiro que vem lá de baixo na escala social, que fica 10 anos na faixa marrom porque não tinha 1.500 reais para fazer a prova para passar para a preta? Uma década sem desistir do sonho, lutando nos tatames e fora deles, enquanto muita gente em muito menos tempo joga a toalha e parte pra soluções mais fáceis que, muitas vezes, acabam fazendo com que a vida não dure nem metade do tempo que Eduardo Santos esperou. Um guerreiro que precisou suar sangue para superar os obstáculos que só um país esquisito como o Brasil pode proporcionar. O verdadeiro brasileiro, já dizia o slogan daquele comercial, não desiste nunca. Perder uma disputa por pontos, por uma mera decisão dos juízes, não faz dele um perdedor. Ele é um vencedor da vida. Não tem que se desculpar. Tem que ser aplaudido. De pé.

E o segundo destaque é coletivo (e bota coletivo nisso!): a seleção feminina de futebol.

Enquanto o futebol masculino como ele é move multidões e milhões de dólares, o feminino sofre com o descaso. Não é popular, ao que me consta, em canto nenhum do planeta. Pois nossas guerreiras nos orgulharam muito mais do que os marmanjos, que já nem são nossos. São dos alemães, dos espanhóis, dos turcos, dos chineses…

Valeu Marta, Cristiane ... Meninas da seleção!!!!!

Nossa seleção feminina deu um show!!!!!

As mulheres deram um show nesta Olimpíada e isso não podemos negar.

Fica uma esperança de dias melhores no esporte com mais incentivo e apoio aos atletas que poderão ainda disputar em Londres e que invistam fortemente nas novas gerações de “Cielos”, “Diegos”,”Daianes”, “Maurrens”...

Já que o Brasil quer sediar uma Olimpíada é bom que comece a pensar seriamente nisso