BILHÕES DE PESSOAS....E ESTAMOS SÓS !!!
          


     
Somos uma aldeia com 6,66 bilhões de seres humanos. Até o número (tirado da internet) é um tanto cabalístico. Somos mais de 6 bilhões de seres interagindo o tempo todo. Uma bobagem feita por um operário na Alemanha, pode interferir de maneira fatal em outro país. É só o tal alemão, brigar com a esposa dele meia hora antes de começar o trabalho na fábrica. Por causa do mau humor dele, o produto que ele monta,  sai com um defeito e ninguém percebe. O tal produto, com defeito,  provoca um acidente fatal de um médico que iria salvar a vida do presidente do país. O presidente morre e tudo muda repentinamente. A luta pelo poder começa e um monte de gente morre. Tudo isso porque o alemão brigou com a mulher dele naquela fatídica manhã.

        A isso chamamos de efeito borboleta, ou seja, um fato ocorrido num lugar distante pode ter efeitos devastadores em outro lugar.




      Nessa aldeia global, somos responsáveis por nossos atos, por menores que estes sejam. Estamos conectados o tempo todo. Alguém sempre interage com alguém sem mesmo saber. Somos mais responsáveis pelo planeta do que pensamos. Somos mais responsáveis pelas vidas de outros, que imagina nossa vã filosofia. Nem Exupéry iria tão longe.

     Nossa casa, a Terra, é um minúsculo ponto perdido no universo. Se amanhã nosso planeta desaparecer, não faremos a menor falta ao cosmos. Provavelmente nenhum ser, que não sejamos nós mesmos, terá sabido de nossa existência.  Seríamos como uma gota no oceano.....na verdade menos que uma gota, sem representação nenhuma. E  apesar do nosso tamanho  somos fascinantes, criativos, uma dádiva da evolução,  moléculas e átomos que se combinaram durante bilhões de anos até chegarmos a este ponto.

     Nossas ondas de rádio  ou TV não iriam muito mais longe que alguns milhões de kilômetros daqui. Essa "pequenês" nos traz mais responsabilidade  sobre nossa "casa". Estamos há 4,3 anos-luz da estrela mais próxima, a Alfa da constelação de Centauro. Em termos de distância cosmológica, isso é desprezível, porém para nós, seres humanos é uma distância intransponível no momento.  O que mais assusta, é que se um dia nosso planeta passar por alguma catástrofe global, seja ela qual for, não teremos a quem pedir socorro. Seja por culpa nossa ou do destino. Pela poluição ou por um meteoro. Pelo efeito estufa ou explosão de uma estrela.  Estamos completamente sós, longe de tudo e sem idéia se há mais seres parecidos conosco.

     Pensemos bem nisso: estamos sós, indubitavelmente sós,  e sem ninguém por perto para pedir ajuda. Se não cuidarmos de nossa casa agora, não haverá seguro que reponha nossas perdas, nem banco que nos empreste para refazer nosso lar.  Um planeta tão belo, merece mais cuidado do que está sendo dado. Somos 6,6 bilhões de seres viajando perdidos no universo, a mercê das forças cósmicas. Daí vem a pergunta:

              Como podemos ser tantos e tão sós?

     Um abraço fraternal a todos meus irmãos de planeta, afinal  são os únicos (6,66 bilhões) que tenho (temos).