LIBERDADE DE IMPRENSA
LIBERDADE DE IMPRENSA
Muitos profissionais de mídia confundem ética com liberdade de imprensa. Todos nós sabemos que o compromisso do jornalista é com a ética e a verdade. Na realidade, isto está difícil de acontecer. Sendo o microfone uma arma poderosa, alguns profissionais usam-na para criticar companheiros de profissão, denegrir a imagem, como se eles fossem donos da verdade e corretíssimos em suas ações profissionais. Chegaram as nossas mãos vários vídeos e um deles nos chamou a atenção pela baixaria e falta de ética que infelizmente está na moda nos meios televisivos. Um vídeo cujo título é Cajuru x Luciano do Valle. Meu Deus, nós jamais presenciamos tanta egolatria numa pessoa só. A vida particular de um profissional por mais errado que seja não dá direito ao outro, execrar o colega, jogando-o ao lixo e aos mutirões.
Profissional sério é aquele que sabe se comportar com ética, diante das câmeras de qualquer emissora de televisão. O Cajuru mostra que é um crítico desequilibrado e não tem compostura diante das câmeras. Quem é Jaburu para julgar Luciano do Valle? O mais ridículo é que ele aparece em cena com o olho direito vedado e alguns companheiros de profissão já sabem o que é, e o que se passou. Em todos os canais que se apresenta passa por vítima. É desbocado e a ética ele nunca absolveu, e sim o rancor e o ódio, que sempre está estampado e presente nas palavras insuflantes que usa para chamar a atenção dos desconhecedores das nuanças jornalísticas. Quando nos formamos em jornalismo tínhamos uma visão diferente, mas com o passar do tempo fomos chegando à conclusão que o ambiente é o mais baldeado possível.
É a lei do mais forte contra o mais fraco. Parecem até selvagem com fome querendo de qualquer maneira estraçalhar sua presa. Não estou aqui a defender ninguém e nem tenho direito para isso, mas fatos desta natureza só envergonham a classe de jornalistas ou pretensos jornalistas, já que é a profissão onde se encontram o maior número de intrusos apadrinhados pelas emissoras de televisão e rádio do país. Estas cenas cinematográficas do Cajuru não queremos jamais ver. É um lixo total. Visto que mostra a realidade do ser que é. Mesmo sendo Luciano do Valle o pior dos seres humanos ele não tem o direito de julgar o companheiro de imprensa. A ética e os bons costumes passaram muito longe.
Outro assunto que queríamos comentar está na mesma esfera. O colunista Ricardo Noblat, no “O Globo” de segunda-feira passada, afirmou que o seminário do Clube Militar, no Rio de Janeiro, “foi mais um ato de anarquia militar”. O jornalista Temístocles de Castro e Silva saiu em defesa dos militares, na seção “opinião” do jornal O Povo de 16/08/2008. Desde quando senhor Noblat militar foi disciplinado na anarquia? Os militares sempre combateram a anarquia reinante no país, e estão muito serenos e envergonhados com a corrupção que acontece a olhos vistos, pelo Brasil afora. Quem é Noblat mesmo? Os militares podem comparecer a qualquer reunião de interesse deles civilmente, e não existe lei que os proíba. Em qual momento os militares debocharam da inteligência alheia. Alguns que se consideram “prejudicados pelo governo dos militares” aproveitam a ocasião para jogar brasa na fogueira como inocentes fossem. Estamos sim, vendo muitas anarquias por aí e nunca a Polícia Federal trabalhou tanto para descobrir as falcatruas e os corruptos brasileiros envolvidos na política.
Senhor Noblat, o senhor que é globista procure ler o livro: “Afundação Roberto Marinho I e II de Romero C. Machado” e depois: “A história secreta da Rede Globo” de Daniel Herz, quando Roberto Marinho diz: “Sim, eu uso o poder”. Hoje querem menosprezar e desvalorizar o trabalho dos militares brasileiros, cuja missão é muito árdua e de grande responsabilidade; são os responsáveis pela segurança externa do País e outras muito importantes, mas os cegos não querem ver. Senhor Noblat quando pensares em criticar os militares, primeiro pense e depois limpe a boca, visto que eles merecem respeito. Os militares fizeram muito em prol do Brasil e muitos são considerados heróis e você blogista o que fez pela pátria amada? Por acaso esteve pelo menos em uma das duas guerras mundiais defendendo com altivez e expondo a própria vida em defesa da nação brasileira. Infelizmente, muitos que criticam os militares têm memória curta. Falam com intuito de querer aparecer e nada mais.
ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI-ALOMERCE E AOUVIRCE