NOTÍCIAS QUE VIRARAM MANCHETE
NOTÍCIAS QUE VIRARAM MANCHETE
As noticias causam maior ou menor impactos dependendo das circunstâncias e do torpor que elas causam. Quando a realidade parece ficção. Espelho nativo, de Phillip Bandeira, três linhas de organdi, de Glauber Filho, é um, dois cearenses vencedores do concurso Doctv IV, do ministério da cultural. Foram selecionados 18 documentários do Nordeste, dos quais seis são apenas da Bahia, com o maior número de contemplações na região. Juiz quebra sigilo bancário para descobrir quem pagou outdoors. A Justiça Eleitoral determinou a quebra de sigilo bancário da Convenção de Ministros das Assembléias de Deus Unidas do Ceará (Comaduec). A decisão atende a uma representação da coligação de Luiziane Lins, que pedia investigações sobre o grupo evangélico que faz campanha contra a candidata do PT (Partido dos trabalhadores). Patrícia Saboya ataca gestão de Luizianne.
NO auditório do Othon Palace Hotel, seria destinada para discutir demandas do setor de tecnologia da Informação (TI). Não ficou só nisso. O encontro da candidata Patrícia Saboya (PDT) com representantes na área foi marcado por ataques à gestão da prefeita Luizianne Lins (PT) que busca a reeleição. Sem citar sua adversária diretamente, os alvos foram à saúde, a educação, as secretarias regionais e a falta de incentivos para atração de investimentos.
Investimento previsto no Pecém supera R$ 1 bilhão. Empresa sueca apresenta equipamento de descarrego de minério de ferro para Cid Gomes. O governador disse que o investimento no Porto do Pecém deve ultrapassar R$ 1 bilhão. Russos anunciam - retirada de tropas, mas Geórgia contesta. De acordo com a Chancelaria georgiana, faltam evidências de que as tropas de Moscou estejam sendo removidas do território da república, principalmente da cidade de Gori. O presidente russo, Dmitri Medvedev, fez o anúncio da retirada sem fazer menção sobre deixar a Ossétia do Sul, região no centro do conflito entre Moscou e Tbilisi.
Dezesseis motoristas são presos em blitze durante o feriadão passado. As prisões dos motoristas alcoolizados aconteceram nos municípios de Itaitinga, Horizonte, Caucaia, Maranguape, Iguatu e em Fortaleza e resultaram de 20 autuações da operação integrada entre Detran, Companhia de Policiamento Rodoviário (CPRV), AMC e Polícia Rodoviária Federal (PRF). Congresso segura projetos anticorrupção.
O desejo popular por medidas que auxiliem o combate à corrupção no País não tem encontrado eco no Congresso Nacional. Um total de 68 projetos de lei, que tratam da punição e prevenção à corrupção na política nacional - encontram-se parados alguns há 15 anos-, mesmo sendo classificados como prioritários e, portanto, dispensando exigências regimentais para serem votados. Polícia prende universitária acusada de matar a mãe. A universitária Lara França da Rocha, acusada de atear fogo na mãe adotiva, está na Delegacia de Capturas e será levada para o Presídio Auri Moura Costa.
Palanque eletrônico – Campanha entra na fase decisiva. O horário eleitoral gratuito no rádio e televisão para a Prefeitura de Fortaleza começa. É a fase decisiva da disputa, principalmente para as três principais candidaturas. A campanha entra na fase eletrônica. Começou dia 20 próximo passado o horário eleitoral gratuito no rádio e televisão para prefeito e, com ele, a fase decisiva da disputa. Cientistas criam material para invisibilidade. Pesquisadores da Universidade da Califórnia conseguiram criar um objeto capaz de dobrar a luminosidade “para trás”.
Essa propriedade, a de refração negativa, não existe em nenhum tipo de material comum. Mas a invisibilidade ainda está longe de acontecer. Quer dinheiro? Prepare-se. Crédito – O seu negócio está precisando de uma força no caixa? Ou será que a grana está curta para custear a ampliação da empresa? Antes de recorrer ao crédito, planeje-se. Ministério promoverá mudanças no setor pesqueiro. O Ministério surge numa perspectiva de mudanças profundas no setor pesqueiro (Aqüicultura). A distribuição do voto na capital. Pesquisas diversas mostram as diferenças na tendência de voto do eleitor nas seis diferentes regiões administrativas de Fortaleza e identifica onde estão os votos de cada candidato.
Pistolagem. Jovem de 18 anos acusado de seis mortes. Vida bandida. Genilson Torquato foi preso em Mombaça/Ce com uma pistola e 73 carteiras de identidade roubadas. De acordo com o Ministério Público, ele é acusado de integrar grupo de pistoleiros no Jaguaribe e teria matado, só este ano, seis pessoas. A polícia sustenta que o jovem possui envolvimento com roubos, furtos e assassinatos, desde os 14 anos. Juiz quer saber se Mela é apoiado por algum candidato. Dos 19 integrantes do Movimento dos Eleitores de Luizianne Arrependidos (Mela) intimados a prestar depoimento, três foram ouvidos.
A Justiça Eleitoral quer saber se o grupo recebe apoio de adversários da prefeita. Enquanto isso, a coligação da petista já faz sua própria investigação. Num rol de várias manchetes chegamos à conclusão que nada muda neste país de meu Deus. A política com suas nuanças sujas e desconfiantes e a violência continua reinando no nosso querido Brasil.
ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI-ALOMERCE E A OUVIRCE