o senhor imponderável
O senhor imponderável
Nas olimpíadas você vê sempre algo que é inédito, uma novidade, algo que você nunca viu antes, na verdade , se você olhar para uma olimpíada desenhada no papel, ela aparece maçante,quer dizer: coisas e pessoas que vão fazer e acontecer em determinados horários , em tais dias, obedecendo certas normas e muitos protocolos. E tudo isso do mesmo jeito ,com pequenas variações, que foi na ultima olimpíada e que repetiu, com pequenas variações ,a anterior e assim sucessivamente. Ora,Trata-se de um evento, tem que ser assim,nada pode ser improvisado, sem orientação e lógica, mas, o que faz mesmo a olimpíada são as pessoas, todas as pessoas, uma cidade inteira e seus convidados, celebres e anônimos, muitos deles prontos para conquistar o mundo em alguns segundos, num instante de mágica esportiva, pra lá disso, uma TV ligada(ou qualquer outro meio de transmissão em qualquer lugar) e gentes dos quatro cantos de todo o mundo torcendo e sofrendo por seus concidadãos e ídolos esportivos, ou pelo que será o seu próprio futuro, no caso das promessas , tem também a parentada dos atletas e os jornalistas que tem uma maneira toda singular de acompanhar uma olimpíada, faltou alguém? Hummm, acho que sim.... é um tal de senhor imponderável, e é ele que sempre está por detrás do inédito; da novidade; do que nunca ninguém viu e não vai ver de novo.ninguém o convida, ele mesmo vem a reboque, e procura pra quem se apresentar, essa semana nossa Fabiana murer teve o desprazer de conhecê-lo, e ele a procurou no pior momento, quando ela precisava ficar sozinha, centrada naquilo que é a meta da vida esportiva dela, a medalha de ouro no salto com vara, feito um duende, um gnomo, um saci-perere ingrato, porque todo moleque saci é brasileiro. O senhor imponderável, fez sumir por algumas horas a vara da Fabiana , só mesmo pra depois devolver, poucas horas depois da competição, brincadeira sem graça, que fez nossa campeã da elegância, porque se fosse comigo eu teria chamado tanto palavrão pra aquele pessoal que ia acabar sendo preso quando chegasse o tradutor claro, chorar e tentar em vão superar o intransponível obstáculo de um abalo por causa de um descaso estúpido, e assim ficamos sabendo que não era uma vara qualquer que não bastava que ela tinha outras nove, será isso que o idiota que mexeu nela pensou? Que cada uma é pra uma altura, que ela é super-frágil, podendo até quebrar no meio de um salto, -imaginas o perigo?- Se for manuseada do jeito errado...
E que existe por aí, uma russa voadora, que parece ter asas, 24 recordes abatidos até agora, e que Fabiana murer estava bem cotada, e que a vida trás mesmo surpresas desagradáveis, mas a ingrata missão fica com o senhor imponderável, assim dói menos, porque ninguém aceitaria ir para uma competição pra perder por causa de algo fora do lugar, uma vara importantíssima, deixada ao leo , dizem, no depósito,e depois de tudo pronto, dentro de um templo esportivo que é todo estádio olímpico, selecionada entre os semi-deuses do mundo esportivo , ter que mendigar uma vara, e tentar acreditar que o seu instrumento de trabalho estava sumido, como se aquilo fosse competição de bairros mal organizada, um pesadelo, algo imponderável pouco antes do inicio da apresentação. O Final foi implacável, ele teve que deixar pra trás a competição, e a noticia mesmo foi o lamentável incidente,que coisa...assim com ela, assim com outros, assim com nós mesmos, penso agora na Fabiana, que nem me conhece por sinal, depois e isso é inevitável, temos que ficar sozinhos com nossas frustrações e sensações de que poderia ser diferente , que não tivemos culpa, que não foi justo e que nada pode ser feito, fico imaginando como seria se ela pudesse depois da competição ficar diante do obstáculo de 4.65 metros de altura e que nunca foi ultrapassado, por causa da visita do senhor imponderável, que cumpriu a sua missão de ensinar de um jeito que é duro mas que não deixa marcas e no final das contas , nos faz, nos deve fazer crescer.Ele só queria dizer mesmo, que devemos estar preparados pra tudo, pra vencer, pra perder e pra ter que começar tudo de novo injustamente, arrancando forças de onde não há, o impensável existe e chega a ser pior que uma eminente derrota, e depois que ele aparece temos diante de nós, um permanente obstáculo pra vencer, alto, intransponível, até que você encontre a vara certa, que está escondida em algum lugar, um lugar que só você conhece, o seu interior, e se deixe levar pela força de vontade e se lance pra fora do chão , olhando por uns instantes as coisas de cima, do alto, sem se deixar prender pelo que é pequeno, e assim quando você menos espera o obstáculo é passado, se perde pra trás, e você passa a merecer os aplausos inaudíveis de uma conquista pessoal que acidente algum lhe pode roubar, talvez, ou não que ela teria pensado assim , sobre um imponderável fato que lhe roubou o planejado momento, fosse de vitoria de derrota ou de simples participação,talvez apenas ficasse olhando para ali, querendo uma explicação,ou com vontade de fazer recuar o tempo e só segurar o tempo inteiro as varas, nada de confiar em organização nenhuma. mas eu comecei a pensar assim depois que li a noticia,e isso quer dizer que o senhor imponderável ensina a todos nós, porque pode nos visitar a todos.