Ouvidos Seletivos

Tem gente que ouve, mas não escuta.

Um maestro pode identificar uma nota desafinada ou um descompasso num turbilhão de notas numa sinfonia, eu escuto a mesma coisa, mas não ouço a imperfeição, porém posso ouvir na paulicéia desvairada o canto mavioso do sabiá laranjeira ou o leve trinado do canário da terra em um carro com as janelas fechadas nestes recantos de Minas Gerais. Interessante que meus primos ouviam todos os dias o concerto dado pelo sabiá, mas não o escutavam, até que chamei a atenção deles para esta maravilha, ficaram admirados pela beleza e pela falta de sensibilidade deles. Têm especialistas no canto do curió, que identificam a falta de uma nota na seqüência de assovios, aqueles pássaros que atingem a perfeição valem uma fortuna, eu os ouço e são todos iguais para mim. Tenho dificuldades para acentuar, pois não identifico as silabas tônicas.

Em outro sentido, mas falando ainda do sentido audição, quando estamos concentrados em uma atividade prazerosa e nos pedem um favor e a gente responde sem saber: Desliga o forno para mim daqui trinta minutos!? Ok... Sem ouvir, passam se os minutos, o bolo queima, não "ouvimos" o cheiro. Aí com certeza vamos ouvir e muito!!

Defranco
Enviado por Defranco em 21/08/2008
Reeditado em 16/07/2014
Código do texto: T1138487
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.