Estrelas não, queremos o futebol arte no chão.

Não sou muito chegada a futebol, nem sei muito o que é o tal do impedimento, mas como uma boa brasileira adotei um time qualquer e aprendi a torcer pela seleção brasileira desde quando me entendo por gente. Afinal, futebol parece cria nossa, é algo quase impossível de imaginar o Brasil sem... Sabe aquele sentimento de ir a Roma e não ver o Papa? O mesmo acontece com o Brasil: o brasileiro está para o futebol, assim como o futebol está para o brasileiro. É um casamento perfeito. Longe de qualquer divórcio. Bom... Mas ao que parece, essa união anda meio abalada nos últimos tempos. Onde será que está o erro?

Dizem que quando o dinheiro passa a ser o centro de qualquer relação, ao invés de sentimentos mais nobres como o amor, como a arte de fazer a situação se tornar bonita e perfeita através de muita dedicação, ele pode trazer momentos de muita decepção e frustração. É isso que tem acontecido com o nosso futebol... A mola- mestra que o impulsiona é a oportunidade de enriquecer e conviver com todo o glamour que rege esse ambiente. Enfim, futebol virou um grande negócio e talentosos jogadores acabam apenas como bons caçadores de contratos milionários. Nada contra. É a lei da sobrevivência. Não podemos esquecer que eles também são divulgadores do nosso futebol arte, da nossa arte, que, infelizmente, a cada dia fica mais distante da fronteira brasileira.

Onde está o erro? O que falta? Falta o senso de equipe, de treinamentos destinados a formar aquele time dos sonhos. Chega de só criar estrelas, talentos individuais... Queremos ver o futebol arte no chão, queremos ver aquele futebol que enche o coração dos brasileiros de orgulho e emoção. Não importa o resultado. Queremos ver uma equipe motivada, com garra para lutar, para mostrar com dignidade essa arte que é tão nossa e que é tão famosa no mundo inteiro. Estamos com saudades, estamos com saudades sim, de ver e sentir a magia do nosso verdadeiro futebol brasileiro.

Esse é o desabafo de uma brasileira que não é tão apaixonada por futebol assim, mas que reconhece esse esporte como uma arte e como um patrimônio cultural brasileiro.

Edmary Escobar
Enviado por Edmary Escobar em 20/08/2008
Reeditado em 20/08/2008
Código do texto: T1136791
Classificação de conteúdo: seguro