Um autógrafo, por favor!

Tem gente que coleciona de tudo: desde os tradicionais selos e moedas até coisas mais originais, como algum tipo de bicho em pequenas estatuetas (corujas, vacas e cachorros, por exemplo), bonecas, rolhas e rótulos de vinho, papéis de carta, souvenires de viagem. Mas há também coleções mais inusitadas, como guardanapos de restaurante, salzinho de avião e até aqueles anéis de alumínio das latas de cerveja e refrigerante. Acreditem, eu já vi.

Bem, cada um com sua mania, mas confesso que não sou adepta de coleções, pelo fato de que colecionar nos faz acumular coisas, o que não se coordena com minha forma de pensar: acumular coisas significa se apegar a elas, e o apego material é um dos vícios que tento banir de minha vida. Certo, admito que gosto de canecas, mas as poucas que tenho talvez não possam ser caracterizadas como uma coleção - e, convenhamos, guardar canecas é para quem tem espaço disponível, pois não são leves, dobráveis ou empilháveis; e nem sequer cabem numa caixinha em cima do guarda-roupas.

Mas preciso confessar uma fraqueza que derruba por terra meu pretenso desapego: tenho, sim, uma coleção. E é uma coleção que para mim não tem preço: eu coleciono livros autografados. E morro de ciúmes deles - não dou e não empresto!

(Bem, empresto sim, mas fico de olho...)

Tudo começou numa Bienal do Livro, há muitos anos atrás, quando o professor Hermógenes, em pessoa, estava ali relançando seu livro ”Autoperfeição com Hatha Yoga”, um clássico. Assim, vieram outros livros, e emoções indefiníveis ao estar, por exemplo, face a face com Lygia Fagundes Telles, uma das minhas autoras preferidas – tive vontade de comprar todos os livros dela e monopolizar sua caneta, mas me contentei apenas com “A Disciplina do Amor”, porque a fila era grande. (“À Vany, esta disciplina e este abraço cordial de...” – frase feita, provavelmente escrita a outras centenas de fãs, mas quem se importa quando se tem na folha a impressão digital de Lygia?)

A emoção de apertar a mão do sorridente (e saudoso) Fernando Sabino... De um quase constrangido Luiz Fernando Veríssimo... Do divertido e jovial Angeli... Do falante e singular Ignácio de Loyola... De um grande e irreal Jostein Gaarder! Virou um vício a busca por noites de autógrafos em livrarias diversas, antecipar o prazer da leitura com o aperitivo de um manuscrito às vezes quase ilegível, incompatível com a clareza de certos textos - porém um manuscrito sabidamente personalizado. Pena que nem sempre se podia ir no dia e horário designados a esses rituais.

Mas o prazer de ter um livro autografado, para mim, não é proporcional à fama do autor. Só neste pouco mais de um ano de Recanto das Letras, tive a imensa satisfação de ler - e possuir, devidamente autografados - os livros “Cheio de Prosa” e “Poesia, Vide Verso” do genial ex-recantista Obed de Faria Jr; “Folhas ao Vento“, que inclui um microconto do mais-que-versátil Jacques Levin; “Viagens e Delírios”, do simpaticíssimo pop-erudito Jorge Luiz da Silva Alves; e agora estou no aguardo da devida assinatura do (ainda) invisível Pedro Galuchi em seu divertido “À Independência, Entre Rios”, já que um desencontro inviabilizou minha busca por seu autógrafo. Lamentando profundamente, ainda, não ter podido ir à Bienal no dia 16 para roubar a caligrafia da inspiradíssima Soaroir no “Livro de Todos”!

Sem que me apercebesse, este Recanto me fez retomar com paixão o apego aos livros. Mas, levando-se em conta que o que realmente me interessa (além, é claro, de me deliciar desvendando a alma destes autores ao navegar em suas águas particulares) é a imaterialidade das caligrafias nos seus autógrafos, em que leio emocionada meu próprio nome escrito por seus inspirados punhos – uma espécie de vínculo, um pacto de sangue e letras -, talvez não venha a ser tachada de materialista!...

Obs. Uma atualização pertinente, e com endereço certo: Sérgio Lisboa, estou aguardando ansiosíssima o seu...

Obs. 2 - Mais uma atualização. Sérgio, obrigada pelo carinhoso autógrafo. Pedro, idem, nos dois livros. E uma novidade: Jacó Filho, que felicidade ganhar também o seu! Obrigada a todos.