A esfinge, o sonho e o enigma americano,

A esfinge, o sonho e o enigma americano

Barak obama é um enigma da esfinge: decifra-me ou devoro-te. O candidato sensação da política americana, parece, sob muitos aspectos, um sonho americano.Ele é negro, pra calcar o começo do fim do racismo no topo da elite social americana, tem origem muçulmana, pra representar a integração necessária com os imigrantes e não cristãos americanos, e é ponta de lança dos democratas, patrocinadores de uma era de prosperidade e superávit das finanças publicas na era Clinton, que faz saudade em meio a recessão branda que parece querer tomar conta da economia americana e a frustração da gastança sem sentido ou de difícil compreensão do republicano bush, 300 bilhões de dólares americanos queimados no Iraque, até agora,.. ele é ou seria a solução de todos os problemas, mas os republicanos não são bobos e lançam duvidas e mais duvidas sobre ele, e uma parte da mídia também se articula nessa questão: racismo? liberdade de expressão? Ou só mesmo as jogadas típicas do período eleitoral . aonde mentiras são verdades, até onde seus donos permitem,? Barak obama, luta contra a desconfiança e se apóia na decepção americana com os republicanos, mas mantém posições ambíguas, principalmente quanto a questões internacionais, não se imagina que ele possa contornar a crise Irã –israel, simplesmente falando em diplomacia, ou que vá confrontar a russia de Vladmir putin , cada vez mais hostil a posições americanas na Ásia e europa, sem recorrer as armas, uma vez que a guerra na Geórgia deixa claro que o próximo presidente americano se verá em uma encruzilhada, impor ou recuar, a esse propósito , a posição de barak é menos clara que a do rival maccain, que somente disse que a russia de Putin é autoritária demais e deveria ser expulsa do g-8, bem ,por aí se tem uma ideia do que seria um governo republicano, mais confrontador que nunca ao estilo do que foi a maior parte do tempo o governo de bush, também republicano, olhando o palavreado em torno dele e que vem de seus assessores, somente me vem a mente que barak obama, tem cartas na manga, e espera o momento certo para jogá-las sobre a mesa, e salvo uma miopia de conceituação sócio cultural que não me permita ver melhor ele está mesmo é aproveitando muito bem a popularidade , ainda não é presidente mas já encarna um revival da era Kennedy, democrata como ele, e 200 mil fãs e curiosos em Berlim dão uma idéia de que as massas tem forte tendência pra segui-lo.

o eleitor americano ainda não se decidiu, e obama leva uma vantagem que não é tão confortável sobre Mccain, podendo ser surpreendido por ventos contrários, mas, o tempo inteiro se pensou que Hillary Clinton seria mais do que suficiente para derrotar a meteórica ascensão de obama entre os democratas, e ele venceu, Mccain seria o menor dos problemas para chegara casa branca, o problema mesmo é que ele é uma esfinge como disse antes, com um enigma, e disposto a devorar quem não for capaz de compreende-lo, de decifrá-lo, ou não ? ou será apenas um futuro presidente democrata bem sucedido como foi Clinton? O enigma obama tem sua razão de ser na assessoria, no alto escalão que antecipa seu governo, e aonde tendências opostas convivem harmonicamente e dizem que no final das contas é o chefe quem decide o que vai ser servido no jantar, embora todo mundo ali dentro tenha uma receita diferente de governo a propor a obama, enquanto isso os convidados incluindo aí o governo brasileiro esperam pela hora da janta, torcendo para não virarem almoço da esfinge, isso quem vai decidir é o conservador eleitor americano, ainda, majoritariamente branco, e ainda estudando esse enigma da esfinge que é a candidatura de Barak obama, poderá ser um presidente americano praticante do islã, ou um cristão moderado, ou um racista ou uma vitima do racismo.um político sagaz ou comprometido com grandes grupos financeiros, poderá trazer a America para os trilhos, ou liderar um eclipse nas relações internacionais, tudo pode acontecer inclusive a eleição de um republicano para a casa branca, mesmo com o mau exemplo de governo do bush, sem dúvida ele é o centro das eleições Americanas mais interessantes da historia, e uma vez eleito , terá que superar as expectativas em torno do que ele representa, e acho que agora já sei porque tanta ambigüidade, ele não sabe exatamente o que o eleitor quer ouvir, e prefere esperar para mostrar o que eles vão ganhar, está se vendendo como esperança , afinal de contas na America depauperada de valores e sonhos ele parece perfeito , como uma bela esfinge no meio do deserto.espera-se que isso não acabe em um enigma perigosos, afinal o que é mal pra a America é pior ainda para o mundo todo,de tão dependentes que somos da prosperidade americana.

paraense
Enviado por paraense em 18/08/2008
Código do texto: T1134370
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.