calma e serenidade em tudo
Gosto de acordar cedo. Levantar tarde de vez em quando é bom, mas tem lá os seus percalços. O dia fica bem menor, o sol tem o seu brilho reduzido e bem mais acalentado. Um dito antigo reza que dormir cedo e cedo despertar torna um homem rico, sadio e sábio. A justa medida é o ponto de equilíbrio.
O maior dos filósofos afirma categoricamente que “a virtude está no meio” virtus medio est. A sagrada escritura também justifica isso nos salmos de Davi lembrando que “é inútil levantar de madrugada ou a noite retardar o repouso para ganhar o pão sofrido do trabalho que a seus amados Deus concede enquanto dormem”.
Por isso mesmo gosto de acordar cedo. Os passarinhos gorjeiam na janela anunciando a chegada do novo dia, após beber do orvalho da relva. Dá ainda mais m vigor de ânimo e uma riqueza de alma ver o sol despontar no horizonte. E por que ficar correndo atrás das coisas, sendo que elas mesmo a seu tempo por nós se interessem?
O segredo? “calma e serenidade em tudo”. E pouco a pouco tudo concorre para que a leveza da vida aconteça de modo pleno e sereno. E por que adiantar as horas e querer que tudo se apresse, quando que a maioria das vezes passamos correndo pela rua e perdemos a beleza das pequenas coisas que ficaram no caminho.