A frase que dá título a estas poucas linhas, foi dita pela sultana Aixa para Boabdil quando este volta para casa e informa que havia perdido a cidade de Granada, na Espanha para os católicos. A original diz: "Llora como mujer lo que no supiste defender como hombre". Lembrando que foi a própria mãe que disse isso ao filho Boabdil.
Desculpem-me, mas não tive dó dos nossos atletas, daqueles que derramaram suas lágrimas após derrotas acachapantes....senti raiva, fiquei p.. da vida. Quer saber porquê? Muito simples: fomos enganados uma vez mais pelos que comandam nosso esporte e nossa educação.
Nosso atletas olímpicos jamais deveriam ter pedido desculpas ao povo ou aos pais por terem perdido, afinal todos que competem sabem que perder é muito mais provável que ganhar, por tanto não se chora de uma derrota, tiram-se ensinamentos. Gostaria de ver estes mesmos bebês chorões reunindo-se em Brasília com Lula e obriga-lo a gastar mais recursos com o esporte, do que com tantas viagens inúteis de nosso mandatário. Lula sempre gosta de aparecer ao lado dos vencedores.... que tal a agora posar ao lado de nossos atletas perdedores e prometer em público mais atenção ao esporte?
Achávamos que por termos conquistado uma quantidade imensa de medalhas no panamericano do Rio de Janeiro, essa mesma performance se repetiria em terras chinesas. Lêdo engano. Ganhar do Panamá, Paraguai, Peru e outras pátrias paupérrimas é fácil, quero ver ganharmos dos países ao norte do Equador. Pelo andar de nossos atletas, esta será uma das piores de toda a nossa história olímpica.
Não senti dó, senti raiva, e o choro deveria ser o nosso, por tamanha humilhação perante o mundo. Senti dó, dos técnicos desses atletas que têm de lapidar diamantes brutos com ferramentas do século XX (lembrando que já estamos no XXI faz um bom tempo). Os técnicos são obrigados a humilhantes resultados de seus treinados pela falta de apoio do governo. Logicamente que esportes que independem do governo vão razoavelmente bem, mas os outros.....que vergonha.
O mesmo ocorre com a educação de nossos filhos. A matéria da Veja desta semana é talvez o maior alerta já dado nesse campo. Pagamos (aqueles que podem) uma escola cara, de péssima qualidade e ainda assim 90% dos pais se acham satisfeitos com o resultado obtido por seus rebentos. Lembrando que com nossos impostos também pagamos a escola pública dos que não podem pagar uma particular. Pagamos duas escolas e recebemos somente uma pequena parte em troca.
Semanas atrás discutia exatamente isso com uma amiga que é professora. Eu lhe dizia que mesmo com instalações magníficas, a escola de minhas filhas parecia "fraca", com poucas atividades para serem feitas em casa. Ela me disse que é assim mesmo...que o ensino nos dias atuais é assim!!!! Pois é meus amigos, nossa educação se baseia em poucas atividades intelectuais caseiras e o resultado disso nos coloca na posição 50 dentre os 57 países analisados. Nossos alunos são simples coadjuvantes quando analisam nossa qualidade de ensino. Em algumas matérias somos os últimos!!!!
É isso mesmo, nós os pais, somos os pobres técnicos que tentam preparar nossos filhos para um mundo competitivo como as olimpíadas, o problema é que as provas futuras serão diárias para nossos herdeiros e o choro poderá ser mais habitual que dos atletas olímpicos. O mundo não tem dó dos perdedores, e muito menos dos chorões.
O que mais assusta na reportagem da Veja sobre o nível de eduçação, é que nas escolas do governo estão doutrinando alunos para o pensamento de esquerda, marxista. A frase a seguir diz tudo:
" Muitos professores e seus compêndios (material didático) enxergam o mundo de HOJE como era no tempo do tílburis (tipo de carruagem usada no século XIX para viagens curtas). Com a justificativa de "incentivar" a CIDADANIA, incutem IDEOLOGIAS anacrônicas e preconceitos esquerdistas nos alunos" . Disso eu choro. Choro pelo futuro de nosso povo, choro com a alma, choro com o coração.
A matéria de Veja deveria ser como um farol para nossa caminhada para o futuro. Como disse antes, o mundo despreza os perdedores, mesmo que estes chorem lágrimas de sangue. Michael Phelps deveria ser nossa baliza e não nosso pobre Thiago Pereira.